Negociações para reajuste dos professores prosseguem com otimismo
Estado - Educação - Fetems
(Foto: Edemir Rodrigues)
A equipe de secretários de Estado de Governo e a direção da Federação dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (Fetems) realizaram nesta segunda-feira (19), a segunda reunião de negociações para pagamento do reajuste dos professores da rede estadual de ensino.
A secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amedola da Motta, afirmou que o aumento de 13,01% estabelecido pelo piso nacional é direito dos professores. A diferença para chegar aos 25%, previsto na lei 4.464, de 2013, para a jornada de 20 horas, é que está sendo avaliada. “Estamos fazendo análise das folhas de pagamento de novembro e dezembro do ano passado (2014) e estudando a arrecadação de janeiro. O governador Reinaldo Azambuja é transparente e estamos realizando todos os estudos e impactos do reajuste dos professores na folha de pagamento. Temos um bom diálogo com a categoria e estamos abertos para chegar a um consenso” disse.
De acordo com a lei 4.464/13, o cálculo para a remuneração dos profissionais do magistério público da Educação Básica, para jornada de 20 horas semanais, se dará, a partir de janeiro de 2015, com o índice de correção aplicado ao piso salarial profissional nacional de até 40 horas semanais, acrescido de ¼ da diferença entre o piso nacional e o piso salarial profissional estadual. A partir de janeiro de 2016, o índice será acrescido de 1/3 da diferença entre o piso nacional e o piso salarial estadual. Em janeiro de 2017, o índice será acrescido de ½ da diferença entre os dois pisos e a partir de 2018, o valor do piso nacional corresponderá ao piso estadual.
“Temos que ver o que podemos e o que não podemos. Estamos fazendo a análise em conjunto com a Secretaria de Administração, Educação e Fetems e estudando essa projeção para os quatro anos. O piso nacional vai ser concedido, estamos analisando se será dado todo agora ou de forma gradativa”, afirmou a secretária de Educação.
Para o presidente da Fetems, Roberto Botareli, a categoria está otimista. “O diálogo e o respeito imperam nas reuniões. Os números que o governo apresentou hoje batem com os nossos. Estamos analisando a arrecadação do Governo e o impacto do reajuste dos professores na folha. Uma nova rodada de negociações será realizada na quarta-feira (21). Temos até 30 de janeiro para fecharmos esta negociação e o diálogo tem sido mantido. Estamos otimistas e esperemos colher bons frutos. As expectativas são boas e o Governo está sendo transparente nas informações”, declarou Botareli.
São cerca de 20 mil professores na rede estadual de ensino. As negociações prosseguem a uma nova reunião foi marcada para a quarta-feira (21), às 7h30, na Secretaria de Estado de Educação (SED).
Participaram da reunião a secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amedola da Motta, o secretário de Estado de Governo, Eduardo Riedel, o Secretário da Casa Civil, Sergio de Paula, o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis e a diretoria da Fetems.
Notícias MS/V.H.
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão