Quarta-Feira 03/09/2025 12:39

Maior consumo de açúcar e de etanol sinaliza melhoras para o setor em 2015

Brasil - Agronegócio - Expectativa

Ainda que em dose moderada, as perspectivas para os mercados de açúcar e etanol em 2015 são positivas. Pesquisadoras do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, destacam que, para o açúcar, o grande fundamento favorável à recuperação dos preços é a mudança de superávit mundial – que persiste há cinco temporadas – para déficit, no contexto de pequena diminuição da oferta mundial e consumo recorde. Paralelamente, o dólar valorizado em relação ao Real também deve reforçar a vantagem do produto brasileiro.

No segmento de etanol, conforme levantamentos do Cepea, representantes do setor esperam a volta do diálogo com o governo federal e a definição de uma política de longo prazo. De imediato, as apostas principais são na retomada da Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e no aumento da mistura de etanol anidro à gasolina. Pesquisadoras ponderam que, ao longo da safra, caso se confirme o aumento da demanda por açúcar brasileiro, usinas podem elevar o mix de matéria-prima favoravelmente a esta commodity, o que fortaleceria também os preços do etanol.

Quanto à produção de cana-de-açúcar em 2015/16, projeções iniciais da Unica apontam que usinas do Centro-Sul deverão processar entre 541,40 a 561,60 milhões de toneladas, o que representaria pequena queda ou estabilidade em relação à safra 2014/15, quando foram moídas 567 milhões de toneladas.

As seguidas desvalorizações do petróleo também devem ter influência sobre os produtos do setor. Tratando do etanol, pesquisadoras do Cepea ponderam que, caso a Petrobras repasse para a gasolina A a redução total ou parcial dos preços havida no mercado internacional, o hidratado perderia competitividade. No entanto, destacam que a possibilidade de haver diminuição dos preços da gasolina A facilitaria a reintrodução da Cide – que vai ao encontro do direcionamento da nova equipe econômica de elevar arrecadação federal. Do ponto de vista dos produtores de etanol, completa a professora Mirian Bacchi, para que tal medida eleve efetivamente a demanda por etanol hidratado, seria preciso que a magnitude da Cide superasse, em termos absolutos, a redução de preço que venha a ser dada à gasolina A. Essa medida precisaria ser administrada, no entanto, de forma a não prejudicar a contenção inflacionária, que também vem sendo enfatizada pelo governo.

No contexto macroeconômico, a professora Heloisa Lee Burnquist observa que petróleo significativamente mais barato favorece o nível de atividade de diversos setores e, por consequência, o consumo, inclusive de produtos que contêm açúcar. Paralelamente, destaca que, caso o óleo diesel no varejo brasileiro chegue a ficar mais barato, isso baixaria também os custos de produção, “o que é muito bem-vindo na situação de aperto atual”, comenta.

Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), na safra mundial 2014/15 (out/14 a set/15), o consumo global de açúcar pode aumentar 2,22%, para 170,996 milhões de toneladas, um recorde. Simultaneamente, a produção mundial pode diminuir 1,46%, limitando-se a 172,458 milhões de toneladas. No mesmo sentido, a OIA (Organização Internacional de Açúcar) reduziu em 64% a estimativa de excedente global de açúcar na temporada 2014/15, para 473 mil toneladas e, para a safra 2015/16, prevê déficit em torno de 2 a 2,5 milhões de toneladas.

Apesar dessas perspectivas, a equipe Cepea destaca que os preços no mercado doméstico brasileiro devem continuar superiores aos de exportação – considerando-se a evolução dos contratos futuros na Bolsa de Nova York, os prêmios de qualidade negociados para o açúcar cristal até dezembro/14 e o Indicador CEPEA/ESALQ. Segundo cálculos do Cepea, desde a segunda quinzena de setembro de 2013, o mercado spot paulista remunera mais que as exportações. Somente entre o final de setembro e início de outubro, as exportações foram mais vantajosas, puxadas pelo aumento das cotações internacionais em maior proporção que o do mercado paulista, diante do dólar valorizado frente ao Real.

No mercado de etanol, o aumento do etanol anidro à gasolina da proporção de 25% para 27,5% e a reintrodução da Cide de modo que amplie a competitividade do hidratado teriam o efeito direto de elevar a demanda por este etanol e, por consequência, aumentar seus preços. Tal aquecimento, explicam pesquisadoras do Cepea, tenderia a requerer a alocação de mais cana-de-açúcar para este combustível, justamente numa safra em que as exportações de açúcar podem avançar.

Outra mudança aguardada por agentes que operam no mercado de etanol é a redução do ICMS cobrado sobre o hidratado em Minas Gerais, de 19% para 14%, que tornaria o biocombustível mais competitivo no estado, que é o terceiro maior produtor de hidratado do País.

Famasul/V.H.

Cana de Açúcar, Etanol, Consumo, Expectativa, Agricultura, Agronegócio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens