Obama decide não divulgar fotos do corpo de Bin Laden
Mundo - Geral - Estados Unidos
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decidiu não divulgar as imagens do corpo do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, como explicou o próprio governante em entrevista ao programa "60 Minutes", da rede de televisão "CBS".
A emissora planeja transmitir o vídeo dessa declaração na noite de hoje, mas a entrevista completa irá ao ar apenas no domingo, segundo informações da própria "CBS" em seu site.
Com estas declarações, Obama encerra um debate interno na Casa Branca sobre a conveniência de divulgar ou não as fotos, consideradas como "truculentas" pelo porta-voz presidencial, Jay Carney.
Segundo alguns jornais e programas de TV americanos, que citam fontes do Congresso, as imagens do corpo de Osama mostram um grande ferimento acima de seu olho esquerdo, onde pode ser visto sangue e massa encefálica.
O terrorista mais procurado do mundo recebeu dois disparos, um na cabeça e outro no peito, em uma operação realizada neste domingo por comandos de elite americanos em uma residência de Abbottabad, uma cidade de montanha localizada a cerca de 100 quilômetros da capital Islamabad. Um dos fatores que pesaram para a decisão a Casa Branca de não divulgar as imagens era o possível efeito "incendiário" da divulgação.
Embora setores da população, como familiares das vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001, tivessem pedido sua divulgação, para poderem constatar a morte do terrorista, a Casa Branca se inclinou pelos argumentos de que seria melhor manter as imagens classificadas.
Os serviços de inteligência não querem que sejam divulgados documentos que possam colocar em perigo o sucesso de futuras operações militares. O presidente do Comitê das Forças Armadas na Câmara de Representantes, o republicano Mike Rogers, havia dito, por sua vez, que publicar as imagens poderia aumentar o risco de atentados às tropas americanas no Afeganistão ou em outros países.
Segundo fontes do Pentágono, a Casa Branca conta com três séries de documentos gráficos: fotografias do corpo, vídeos da cerimônia no porta-aviões Carl Vinson na qual os restos mortais de Osama foram jogados ao mar e imagens do interior da residência em Abbottabad (Paquistão) onde o líder da Al Qaeda estava escondido.
Portal Exame
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,604 |
Euro | 6,388 |
Franco suíço | 6,817 |
Yuan | 0,779 |
Iene | 0,039 |
Peso arg. | 0,005 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito