Quinta-Feira 03/07/2025 14:03

Crítica: Nicki Minaj preenche disco com canções sobre corações partidos Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/musica/critica-nicki-minaj-preenche-disco-com-cancoes-sobre-coracoes-partidos-14897873#ixzz3Mor7Pmvy © 1996 - 2014. T

Mundo - Entretenimento - Mundo da Música

Foto: O Globo

Se 2014 foi um ano calipígio para a cultura, muito mais do que a Iggy Azalea e Jennifer Lopez (em “Booty”, a canção e o clipe), Meghan Trainor (no hit “All about that bass”) e Kim Kardashian (naquele ensaio fotográfico para a revista “Paper”), o mundo deve o feito a Nicki Minaj e sua “Anaconda”.

Essa ode hiperbólica ao plus size nos dois lados do jogo sexual resultou numa das faixas mais memoráveis da temporada, com um clipe idem que faz pensar num improvável (mas não impossível) encontro entre o rap de safadeza old school do 2 Live Crew e “É o Tchan na selva”. Era de se esperar que a rapper de distorcidas proporções corporais fosse pelo mesmo caminho ao menos em boa parte de seu álbum. Mas não: o recém-lançado “The pinkprint” é um disco em que a parte do corpo em mais evidência nas canções é o coração.

“A vida é um filme, e nunca haverá uma sequência”, anuncia Nicki, de cara, em “All things go”, faixa de abertura desse “Pinkprint”. O clima é de consternação para a artista nascida há 32 anos em Trinidad e Tobago e criada no Queens, em Nova York. Amores perdidos, cardiopatias e enganos vários alimentam a porção principal do disco.

“Eu menti pra evitar que você destruísse meu coração”, canta ela, por um lado, em “I lied”. Já na derramada balada de piano “Bed of lies”, vem o troco: “Você já pensou em mim quando mente?” Há qualidade (embora não lá muita personalidade) nesse lado sofrido de Nicki Minaj no novo álbum. “Grand piano” chega a assustar pela apoteose de fossa que ela consegue construir, e “Pills N Portions”, produção do craque da indústria Dr. Luke, vem com tudo em cima em romantismo adulto para ganhar apreciadores de Rihanna a Lorde. A moça sabe o que está fazendo.

Mas Nicki Minaj é versátil, e isso “The pinkprint” deixa ver bem no seu decorrer. Até chegar à rapper da picardia, sem meios-termos, ela faz escalas no alt-r&b (em “Favorite”) e no pop mais esquemático do momento, na quase alegrinha “The night is still young”, que deve roubar algum terreno (não muito) da campeã do rádio Sia.

Tida já não é de hoje como uma das grandes esperanças do hip-hop americano para conquistar os grandes mercados do mundo, Nicki separou algumas faixas do disco para cair de boca naquilo que o gênero tem de mais controverso — e eficiente. “Get on your knees”, um dueto com a cantora-sensação Ariana Grande, é um refrão para lá de pop enfiado numa base trap sem muita força para segurar a encrenca da letra (sexo oral).

Mas tem lá seus encantos. Bem melhor, a rapper se sai com o auxílio estelar da primeira e única Beyoncé em “Feeling myself”, faixa um pouco mais ameaçadora, em clima de filme de terror, com uma tensão sexual a rondar.

Ao longo de “The pinkprint”, Nicki Minaj gasta muitas balas tentando convencer que não perdeu a credibilidade de rua. Em “Only”, ela lidera a cachorrada composta por Drake, Lil Wayne e Chris Brown — mas a soma dos talentos é muito menor do que o resultado obtido. Depois, ela solta a língua sem clemência em “Want some more”, “Four door aventador” e “Trini dem girls”.

Todas faixas assim meio trap, meio qualquer coisa, mas sem chegar a lugar algum. Com bons produtores, os números feitos para serem os mais cascudos do disco estão sempre a alguns quilômetros daquele assombro que a geração mais nova, sem experiência ou os recursos do mercado milionário, consegue tirar de seus pequenos estúdios. Mesmo Rihanna, por exemplo, costuma se sair bem melhor que Nicki nesse desafio de manter a explosão e o ardor sem abdicar do romantismo.

Bem feito, equilibrado, com alguns candidatos a hit e pelo menos um “Anaconda” para entrar em antologias do pop de 2014, “The pinkprint” circula também em uma edição de luxo, com mais um punhado de faixas. E, dessas, a que vale o dinheiro é “Shanghai”, produção transgênica, com beats estranhões, sinistros, que lembra um pouco as estripulias vanguardísticas de Kanye West em seu disco “Yeezus” (2013).

Se a picada da cobra trouxesse um pouco mais de veneno a “The pinkprint”, certamente teríamos aí um dos grandes discos do pop de 2014. Mas, pelo jeito, Nicki Minaj preferiu que as emoções falassem mais alto.

Silvio Essinger/O Globo/JE

ano calipígio, calamidades das celebridades, Nicki Minaj, The Pinkprint, novo álbum

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,418
Euro 6,370
Franco suíço 6,812
Yuan 0,756
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens