Parlamento da Ucrânia derruba status de país "não alinhado"
Mundo - Relações Internacionais - Ucrânia e Rússia
Foto: Reuters
O Parlamento ucraniano revogou nesta terça-feira o status de país “não alinhado”, com o objetivo de abrir caminho para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A medida irritou a Rússia, que vê a expansão da aliança para o leste como uma ameaça a sua segurança.
A entrada para a aliança militar vai provavelmente levar anos, mas o porta-voz da Otan em Bruxelas disse: “Nossas portas estão abertas, e a Ucrânia vai se tornar integrante da Otan se ela assim pedir, cumprir os requisitos e aderir os princípios necessários”.
A Rússia classificou a votação no Parlamento ucraniano como “um passo não amigável” em relação a Moscou.
"Esse vetor político vai somente acrescentar às irritações e aos problemas atuais nas relações”, afirmou Andrei Kelin, enviado russo à Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), segundo a agência de notícias russa Interfax.
Falando a parlamentares em Kiev antes da votação, o ministro do Exterior da Ucrânia, Pavlo Klimkin, afirmou que a revogação da neutralidade destaca a determinação do país de tomar a direção da Europa e do Ocidente.
"Isso vai levar à integração no espaço europeu e euroatlântico”, disse.
A medida foi aprovada com 303 votos, 77 a mais do que o mínimo necessário.
As relações entre Moscou e Kiev vivem o seu pior momento desde que a Rússia anexou a Crimeia, em março, e que separatistas pró-Moscou se rebelaram no leste da Ucrânia.
A autoridades ucranianas, pró-Ocidente, acusam a Rússia de armar a rebelião no leste, depois da queda do presidente apoiado por Moscou. O Kremlin nega estar por trás da revolta.
Reuters/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












