Terça-Feira 24/06/2025 21:16

Lições do Brics abrem II Simpósio Global em Pesquisa dos Sistemas de Saúde

Brasil - Saúde - Sistemas de Saúde

Sob o tema “Lições dos Brics” começou nesta quarta-feira em Pequim a primeira sessão plenária do II Simpósio Global em Pesquisa dos Sistemas de Saúde, na qual representantes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul descreveram a situação de seus países desde que adotaram um sistema de acesso universal à saúde.

“Acho que o simpósio nos dá a oportunidade de elucidar como os países podem melhorar seu sistema de saúde e garantir a todos um bom acesso a uma saúde de qualidade”, disse à Agência Efe a moderadora do painel de hoje e professora da Escola de Higiene e de Medicina Tropical de Londres, Anne Mills.

Durante a primeira sessão do simpósio, que acontece até 3 de novembro, o diretor de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Jailson Correa, disse que o Brasil é o único no mundo onde 100 milhões de pessoas têm acesso gratuito a um programa de saúde.

Segundo números do representante, aqui a esperança de vida aumentou de 67 anos, em 1990, a 73,4 anos em 2012, e a mortalidade materna caiu surpreendentes 21% de 2010 a 2011.

No entanto, o país ainda não consegue cobrir sua escassez de médicos. Para cada 1 mil pessoas, o Brasil conta com 1,83 médicos, enquanto a Argentina tem 3,16 médicos para a mesma quantidade de pacientes.

“Um assunto importante é a igualdade em termos de acesso e a sustentabilidade a longo prazo (quanto maior a quantidade de pessoas, maiores as despesas)... para resolver a situação é preciso ver a saúde como forma de desenvolvimento, como parte de um sistema econômico complexo em que as despesas tecnológicas e de recursos são integradas”, acrescentou.

Já o professor Wang Longde, da Universidade de Zhejiang, relatou que a China registrou um aumento significativo de doenças crônicas.

Longde acrescentou que, como em seu país os hospitais tratam os males crônicos em vez de prevení-los, atualmente 15 ministérios trabalham em um Plano de Prevenção para que os maiores de 40 anos sejam protegidos dessas infecções.

Matsoso Precious, diretora geral de saúde da África do Sul, mencionou por sua vez que, embora a expectativa de vida em seu país tenha aumentado de 56,5 anos em 2009 para 60 anos em 2011, e a despesa em saúde represente 8,3% do PIB do país, o índice de mortalidade maternal aumentou de 310 em 2009 até 333 o ano passado.

Matsoso disse à Efe que seu país tem uma alta taxa de doentes com HIV e aids, dos quais 1,7 milhão estão em tratamento. “Desde que começamos a tratá-los (2009) começaram a viver mais tempo e a transmissão de aids de mãe para filho se reduziu de 8% para 2,7%, portanto há uma grande melhora no tratamento, mas como estas pessoas aumentaram precisamos de mais recursos para mantê-los vivos”, explicou.

“Queremos criar uma Fundação Nacional de Seguro de Saúde para que as pessoas tenham acesso a uma boa saúde onde quer que estejam”, acrescentou.

Por sua vez, o presidente da Fundação de Saúde Pública de Índia, Reddy Srinath, contou que seu país criou recentemente um sistema de acesso universal à saúde, uma reforma e necessidade “urgentes”, disse.

Na Índia, 18% de cidadãos em áreas rurais e 10% nas zonas urbanas não recebem nenhum tipo de atendimento médico, enquanto 60 milhões de pessoas se encontram em situação de pobreza após ter assumido despesas de saúde.

Danishevskiy Kirill, do Instituto de Altos Estudos de Economia da Rússia, lamentou as mudanças do sistema de saúde russo depois da União Soviética: a Rússia foi o primeiro país a oferecer um sistema de saúde gratuito de 1918 até 1965 e atualmente mais de 30% dos Planos de Saúde são pagos.

Danishevskiy destacou a necessidade de um compromisso do governo russo para melhorar a situação do setor saúde.

Agência EFE/JE

Lições dos Brics, sessão plenária, II Simpósio Global, Sistemas de Saúde

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens