Quinta-Feira 04/09/2025 17:48

Operação Brasil Integrado apreende drogas, armas, munições e prende 37 pessoas em MS

Estado - Ações Policiais - Operação Brasil Integrad

Foto:Divulgação

Com foco no combate à criminalidade, em especial aos crimes transfronteiriços, bem como àqueles que mais impactam a sociedade que são os cometidos contra a vida e o patrimônio, foi deflagrada na sexta-feira (5) em todo o País a operação Brasil Integrado, coordenada pelo Ministério da Justiça. Com duração de 24 horas, a ação, com início à zero hora, envolveu todos os Estados brasileiros e um efetivo de 20 mil policiais e militares do Exército, Marinha, Aeronáutica e fiscais da Receita Federal e das agências de defesas sanitárias.

Em Mato Grosso do Sul a operação Brasil Integrado aconteceu nos 79 municípios do Estado e foi intensificada ao longo da faixa de fronteira, naquelas cidades que fazem divisa com o Paraguai. O resultado divulgado pelo Gabinete de Gestão Integrado de Fronteira (GGI-FRON), na manhã de sábado (6), mostra que foi empregado um efetivo de 1.600 homens e mulheres da Polícia Civil, Polícia Militar, DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, das agências municipais de trânsito, e a exemplo do restante do Brasil, da Marinha, Exército, Aeronáutica e Receita Federal.

Em todo o Estado foram abordadas durante a operação 2.280 pessoas e 2.187 veículos,  também apreendidos 5.500 maços de cigarros contrabandeados, 320 quilos de maconha, um quilo de cocaína e derivados, três armas, 15 munições e incinerados pela Polícia Civil uma tonelada e 149 quilos de maconha no município de Costa Rica, droga que foi apreendida no município de Figueirão. Na região sul do Estado, além de barreiras volantes e bloqueios policiais em pontos estratégicos, a fiscalização contou com um helicóptero, que foi cedido ao DOF, por meio de convênio com a Itaipu. As ações resultaram na prisão em flagrante de 24 pessoas, apreensão de cinco adolescentes em conflitos com as leis e no cumprimento de 13 mandados de prisão em aberto.

O coordenador da operação no Estado, Mário Martins Ferreira, que é diretor executivo do GGI-FRON, avaliou como positivo o balanço divulgado e disse que as ações policiais de combate e repressão aos crimes continuam em Mato Grosso do Sul. “Nós estaremos atuando ainda com todas as forças integradas em 35 pontos estratégicos do Estado, em ações que não têm data para terminar”, afirmou.

Coletiva em Brasília

Durante a segunda operação Brasil Integrado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu na sexta-feira (5) em Brasília todos os secretários de Justiça e Segurança Pública do Brasil, para fazer um balanço das ações de segurança pública que vêm sendo realizadas em todo o País, e também para uma entrevista coletiva, em que destacou os esforços do governo federal na busca de superação da falta de integração entre as forças. “Buscamos cada vez mais essa integração e os resultados mostram que estamos no caminho certo, com uma política eficiente que está mudando o patamar da segurança pública, que veio para ficar”, enfatizou o ministro.

Presente na coletiva em Brasília, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Wantuir Jacini, também destaca a importância da integração entre as polícias, que segundo ele, resulta em ganhos imensuráveis para a segurança pública e a sociedade. “A integração é um dos pontos que trabalhamos ao longo dos últimos oito anos e os resultados de mais de 550 toneladas de drogas apreendidas, sendo 200 mil toneladas só este ano, quando também foram presas mais de 15 mil pessoas em Mato Grosso do Sul, apontam que este é o caminho”, frisou.

Ainda durante a reunião em Brasília, foi elaborada uma carta pelos secretários de Justiça e Segurança Pública dos 27 Estados brasileiros, direcionada ao governo federal e a todos os governadores eleitos, com sugestões para a segurança pública. De acordo com o Ministro da Justiça, o documento será entregue até o próximo dia 15 de dezembro. E em janeiro haverá, segundo Cardozo, uma reunião com todos os secretários de Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Justiça para discutir todas as ações realizadas nos últimos anos e traçar estratégias para o próximo período, que terá como foco a integração permanente das polícias e forças.

Notícias MS/RMC

Combate a Criminalidade, Estratégico, Trabalho, Apreensão de Drogas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens