Monitoramento aponta alta infestação do bicudo
Estado - Agricultura - Infestação
Foto:Divulgação
O Programa Fitossanitário do Algodão de Mato Grosso do Sul, da Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Algodão MS (Ampasul) publicou mais um relatório quinzenal na sexta-feira (05/12).
O documento aponta a grande preocupação dos técnicos, em relação ao ataque do bicudo, principalmente nas regiões norte e nordeste do Estado. Na região sul, onde o período de semeadura é mais cedo, o algodão está em fase de desenvolvimento vegetativo e a praga controlada. Até o momento não foi necessária nenhuma aplicação em área total, apenas as bordaduras são pulverizadas com inseticida próprio.
Nas regiões norte e nordeste, principalmente em Costa Rica e Chapadão do Sul, as armadilhas apontam para uma grande infestação, em alguns casos, o aumento de insetos capturados aumentou em mais de 100%. No ano passado, houve talhões que receberam mais de 30 aplicações específicas para o bicudo.
Diante da gravidade do quadro, a Ampasul promoveu no dia 25 de novembro, uma reunião emergencial para ajuste e assinatura de um termo de conduta entre os produtores e consultores, para o combate e controle da praga.
O termo abordou as técnicas agronômicas, fitossanitárias para o controle da praga e ainda, reforçou o compromisso de formação de grupos de controle regionais e a realização das reuniões periódicas dos seus integrantes.
Além de promover eventos sobre a praga, a Ampasul ainda segue com o Programa Fitossanitário, onde o monitoramento, a orientação sobre o controle, combate ao bicudo, a outras pragas e doenças são acompanhados pelos engenheiros agrônomos da entidade.
Agron/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito