Quarta-Feira 03/09/2025 07:56

Novo Jack Ma pode surgir no Brasil, diz executivo do Alibaba

Mundo - Negócios - Entrevista com Alex Tsai

Foto: Exame

Com tecnologia, empresas brasileiras podem alavancar seu negócio, desenvolver o comércio eletrônico e até exportar seus produtos. É o que acredita Alex Tsai, diretor de marketing e desenvolvimento de negócios para a América Latina do Alibaba.com, o braço do grupo para pequenas e médias empresas.

Os empreendedores brasileiros estão a apenas um passo do sucesso do grupo chinês, acredita ele. Em 1999, o Alibaba surgiu no apartamento de Jack Ma, em Hangzhou, na China, para aproximar fornecedores de clientes. Nos últimos 15 anos, a startup se transformou no maior comércio eletrônico do mundo.

Para ele, o Brasil tem todas as condições de criar o próximo Jack Ma. “O país está se encaminhando a outro nível. Tenho um sentimento de que há o potencial de surgir um novo Jack Ma no Brasil”, disse Tsai.

Alex Tsai está no Brasil para promover o evento Alibaba Business Circle, que acontecerá pela primeira vez no Brasil, no dia 4 de dezembro. O evento, gratuito, será uma oportunidade para pequenas e médias empresas discutirem desafios e oportunidades do comércio eletrônico.

Em entrevista a Exame.com, Tsai falou das oportunidades e desafios para empresas brasileiras que querem deslanchar no comércio brasileiro. Confira os principais trechos do bate-papo abaixo.

EXAME.com: A oferta pública inicial de ações do Alibaba foi considerada a maior do mundo. Quais são as principais diferenças em ter uma ter uma companhia aberta?

Alex Tsai : Com a companhia se tornando pública, os objetivos e planos da empresa ganham destaque, além de globalizar o Alibaba. O IPO ampliou nosso alcance e mostrou como podemos ajudar ainda mais as pequenas e médias empresas pelo mundo.

Para mim, com o Alibaba.com, que é B2B, o IPO é realmente sobre levar adiante o serviço que oferecemos.

EXAME.com: O AliExpress é líder em unidades vendidas no Brasil, com 11 milhões de pedidos entre julho e setembro. Como o grupo se tornou um player tão forte no país?

Tsai: Estamos muito felizes que crescemos organicamente em termos a reconhecimento da nossa marca. O AliExpress é muito popular por aqui.

Focando em B2B, que é o negócio do Alibaba.com, temos companhias brasileiras que se uniram à plataforma desde o seu início. Faz 15 anos que fazemos isso, ajudamos os pequenos negócios a comercializar internacionalmente.

Nosso foco de investimentos no Brasil, assim como nos países do BRIC, é buscar o potencial e o valor do país. Especialmente para o empreendedorismo, que é uma parte tão importante da economia.

EXAME.com: Como pretendem expandir a atuação no Brasil? Planejam abrir um escritório ou centro de distribuição?

Tsai: Nos últimos anos, começamos a investir e a focar no Brasil. Sobre abrir um escritório, é algo que estamos constantemente avaliando. Mas o que eu posso dizer é que, por agora, estamos contratando muitos brasileiros para trabalhar na nossa sede, em Hangzhou, na China, para nos ajudar com o conteúdo e conhecimento local.

Abrir um escritório depende do momento certo, da situação certa. É definitivamente algo que a companhia está considerando.

EXAME.com: Existe alguma diferença no Brasil em relação a outros países? 

Tsai: O Brasil é um país que está crescendo muito, em termos de penetração interna. Isso é outro motivo pelo qual estamos focando no Brasil, porque o acesso às regiões centrais do país está crescendo tão rápido.

Acho que o Brasil é um dos primeiros países em termos de tempo gasto on-line, principalmente em redes sociais. Isso significa que pessoas estão interessadas, estão engajadas com usar tecnologia na rede. O público também tem prática em passar tempo on-line.

Em comparação com outros países da América, o Brasil tem a infraestrutura, acesso interno para a maioria do público. Existem formas de acessar todos os cantos.

Exame.com: Como as empresas podem aprender com o exemplo do Alibaba, que começou como uma startup no apartamento do Jack Ma e agora é uma das maiores empresas do mundo? 

Tsai: O que podemos aprender com a história pessoal do nosso fundador Jack Ma, que é tão inspiradora para nós e outras empresas pelo mundo, é que onde há vontade há um jeito. Ele é um visionário, que foi capaz de alavancar o negócio.

Exame.com: Você acha que existem outros Jack Ma?

Tsai: Foi só um acaso o Jack Ma ter nascido na China. Pode existir outro Jack Ma no Brasil, que pode fazer a mesma coisa. Com a tecnologia, qualquer coisa é possível. Nesse momento há tantos interesses, ações em relação ao empreendedorismo no Brasil, que podem ser alavancados com a tecnologia.

O país está se encaminhando a outro nível. Tenho um sentimento de que há o potencial de surgir um novo Jack Ma no Brasil.

Exame.com: Quais os desafios para as empresas brasileiras se tornarem globais?

Tsai: O que eu observei pessoalmente foi que existem dificuldades em comum que as PMEs enfrentam. Um desafio é a falta de conhecimento sobre o mercado estrangeiro, sobre como lidar com os fornecedores nos Estados Unidos, ou na China, ou em qualquer lugar pelo mundo, daqui do Brasil.

Ter acesso a esses dados da forma tradicional pode ser desafiador. O que o Alibaba.com tem é um meio de compartilhamento de muitos dados sobre quais são as dicas para começar um negócio e como vender internacionalmente.

Por fim, outro problema é a falta de confiança. Falta segurança para fechar um negócio com um parceiro que você não conhece, que está do outro lado do mundo. Negócios são construídos à base de confiança.

EXAME.com: Como o Alibaba pode ajudar?

Tsai: Temos muitos serviços para facilitar e ajudar pequenas empresas a construírem confiança. Oferecemos uma inspeção de empresas, por exemplo. Quando uma empresa do Brasil busca um fornecedor na China, a plataforma Alibaba.com pode contratar um inspetor para ir até a Ásia e certificar que o produto é produzido da forma como é descrito. 

Exame/JE

tecnologia, empresas brasileiras, desenvolvimento do e-commerce, Alex Tsai

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens