Sexta-Feira 05/09/2025 00:20

Prisão temporária termina, e 17 presos da Lava Jato podem ser soltos

Brasil - Ações Judiciais - Instrução do processo

Foto: correianelesnews.com.br

Dezessete dos 23 presos durante a sétima fase da operação Lava Jato podem ser soltos nesta terça-feira (18) no Paraná, quando termina o prazo de cinco dias da prisão temporária decretada pela Polícia Federal. Os 17 estão presos em Curitiba, onde prestaram depoimento. Segundo reportagem do jornal "Valor Econômico", o delegado da PF Igor Romário de Paula, da divisão de combate ao crime organizado, a polícia vai decidir hoje se pede ou não a prorrogação da prisão dos envolvidos.

A prisão temporária tem prazo de duração de cinco dias, mas pode ser prorrogada se a autoridade policial entender que a liberdade dos suspeitos pode prejudicar as investigações.

As prisões preventivas não têm prazo determinado e podem durar até o final da instrução do processo.

A PF do Paraná ainda não informou se irá pedir a prorrogação das prisões temporárias dos suspeitos detidos durante a sétima fase da operação Lava Jato. 

Entre os 17 presos, estão os presidentes das empreiteiras Camargo Corrêa (Dalton dos Santos Avancini), OAS (José Aldemário Pinheiro Filho) e UTC (Ricardo Ribeiro Pessoa) e o ex-diretor de Serviços da Petrobras, Renato de Souza Duque.

Na sétima fase da operação Lava Jato, a Polícia Federal decretou a prisão preventiva de 19 pessoas, das quais 17 foram presas. Duas ainda não foram localizadas: o lobista Fernando Antônio Falcão Soares, supostamente ligado ao PMDB, e Adarico Negromonte Filho, irmão do ex-ministro das cidades, Mário Negromonte. Além deles, outros seis executivos de empreiteiras foram presos, mas de forma preventiva e não há previsão sobre quando eles serão liberados.

Desde que foram presos, todos os suspeitos investigados pela operação Lava Jato foram levados para Curitiba, onde foram submetidos a exames de corpo de delito e prestaram depoimento.

No último final de semana, a Justiça Federal do Paraná negou o pedido de revogação de prisão de 11 suspeitos. Ontem, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) também negou os pedidos de habeas corpus impetrados pelos advogados de cinco executivos da OAS. 

Ainda de acordo com o delegado Igor Romário de Paula, a PF tem pressa em tomar os depoimentos dos presos para decidir se a prorrogação das prisões deverá ser feita ou não.

Nesta segunda-feira (17), três dos 17 presos temporários ingressaram com pedidos de revogação de prisão à Justiça do Paraná. Os pedidos foram feitos pelos advogados de dois executivos da Queiroz Galvão (Ildefonso Colares Filho e Othon Zanoide de Moraes Filho) e pelos advogados de dois executivos da Engevix (Carlos Eduardo Strauch Albero e Newton Prado Júnior).

O juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo na Justiça Federal do Paraná, disse, em decisão publicada na segunda-feira (17), que irá aguardar a manifestação da PF e do Ministério Público Federal para decidir pela revogação ou não dos pedidos.

Leandro Prazeres/Notícias UOL/JE

presos, operação Lava Jato, cinco dias, prisão temporária, Polícia Federal

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens