Beber moderadamente só é bom para 1 em cada 7, diz estudo
Brasil - Saúde - Cerveja Faz Bem... para Poucos
Foto: USP
Cerca de 15% das pessoas apresentam menos doenças de coração quando mantêm um consumo moderado e regular de bebidas alcóolicas. A descoberta é de pesquisadores da universidade de Gotemburgo, na Suécia.
Mais de 600 pacientes com problemas cardíacos e cerca de 3 mil sem doenças de coração participaram de um estudo sobre o tema. No fim, foram identificadas características genéticas presentes em 15% da população que justificariam o fenômeno.
"Beber moderamente por si só não gera o efeito protetor. Nem esse genótipo particular. Mas a combinação das duas coisas parece reduzir significativamente o risco de se ter problemas de coração", afirmou o professor Lauren Lissner em nota divulgada pela universidade.
A característica genética em questão é a presença de um tipo específico da proteína de transferência de colesterol esterificado. Combinada ao álcool, essa variedade da proteína estimula a produção de HDL, tipo de colesterol que ajuda a remover o excesso de lipídios dos vasos sanguíneos.
Como só 15% das pessoas têm essa variedade da proteína, só elas seriam beneficiadas pelo efeito protetor do álcool para o coração.
"Nosso estudo representa um passo na direção certa", afirmou o professor Dag Thelle, que participou do trabalho. "Mas muita pesquisa sobre o assunto ainda é necessária", complementou ele.
Um artigo sobre o estudo foi divulgado na Alcohol, publicação de ciência especializada em biomedicina.
Gabriel Garcia/Exame/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão