Quarta-Feira 08/10/2025 20:54

Mineira cria aplicativo que ajuda usuários a realizar seus sonhos

Brasil - Tecnologia - Things You Should Do

Foto: Divulgação

Todo mundo tem sonhos a realizar. Grandes ou pequenos, eles nos motivam a continuar vivendo. Mas nem sempre são realizados. Às vezes, esses desejos estão bem distantes. Em outras, é relativamente fácil alcançá-los, mas a falta de motivação e a correria do dia a dia impedem o primeiro passo.

A solução para que as pessoas tomem uma atitude podem estar no celular. É o que acredita a mineira Roberta Vasconcellos, 26 anos, uma das fundadoras do Tysdo. O aplicativo, lançado no ano passado, surgiu para ajudar seus usuários a atingir seus objetivos.

Roberta, que é formada em comunicação, conheceu o mercado das startups ao entrar na Samba Tech, uma plataforma de distribuição de vídeos online, em 2009. Enquanto trabalhava na empresa, surgiu nela o interesse de empreender. Ela se uniu ao irmão Pedro, 24, e a Raphael Felóício, 26, e Lucas Araújo, 33. Juntos, eles conceberam o projeto do Tysdo. 

O desenvolvimento do aplicativo começou em março de 2013. Em junho, Roberta apresentou um protótipo na Demo Brasil, uma conferência de startups baseada na demonstração de um projeto, não só de uma ideia. Um mês depois, ocorria o lançamento oficial do Tysdo para iOS. A plataforma chegou a dispositivos com sistema Android em fevereiro deste ano.

"Tysdo" é um acrônimo para a expressão "things you should do" (ou "coisas que você deveria fazer"). O funcionamento do aplicativo se baseia em compartilhar sonhos e desejos e incentivar amigos – ou quaisquer usuários – a atingir seus objetivos. "Todo mundo tem objetivos. Só de mostrar seu sonho ao mundo, já aumenta as chances de realização. Compartilhar é o primeiro passo para fazer o que queremos", diz Roberta.

Os desejos mostrados no Tysdo são grandes e pequenos. Os usuários falam sobre viajar, começar a fazer exercícios físicos, abrir o próprio negócio, arranjar um amor e entrar na faculdade, dentre outros sonhos. Roberta afirma que, com o Tysdo, o usuário se automotiva e ainda conta com o incentivo dos outros usuários. Ao visualizar uma publicação, é possível, ainda, "quantificar" o apoio ao desejo de alguém por meio de um "botão de incentivo", que tem uma escala de um a cinco. Quanto mais tempo o botão é pressionado, maior é o apoio.

Em novembro, o Tysdo foi um dos escolhidos para o projeto Mobile Futures, da Mondelēz Brasil, dona da Halls. A startup desenvolveu, em parceria com um time da marca de balas, um aplicativo social para compartilhamento de experiências de vida, com lista de desejos e desafios com recompensas. "O período de trabalho com a Halls foi como uma aceleração para nós. O projeto evoluiu muito e conseguimos formatar nosso modelo de negócio. Ideias como o 'botão de incentivo' surgiram nesse período", diz Roberta.

Hoje, o Tysdo conta com pouco mais de 30 mil usuários. Para conseguir receita, a startup criou um modelo de monetização baseado na parceria com empresas cuja atuação vai ao encontro dos sonhos de quem usa o aplicativo. Roberta também ressalta as incursões do Tysdo em ações sociais.

No ano passado, a empresa conectou seus usuários ao Projeto Árvore dos Desejos, com o objetivo de dar presentes de Natal a crianças carentes de Belo Horizonte. Nos próximos meses, o Tysdo deve atuar em uma campanha para estimular a doação de sangue em São Paulo.

Um plano de Roberta é aproveitar as informações dos usuários e vender propaganda. "Os anunciantes, na internet, conhecem o passado e o presente das pessoas, mas não o futuro. O Tysdo mostra exatamente os planos das pessoas, algo precioso para as empresas. Assim, teríamos uma propaganda sugestiva e conseguiríamos direcionar as marcas. Assim, uma agência de viagens poderia encontrar clientes em potencial", afirma.

Para o futuro, a meta do Tysdo é ampliar o número de usuários. Durante o tempo em que a startup ficou "incubada" na Mondelēz, a base não cresceu muito. Agora, o objetivo é retomar o ritmo. "Queremos chegar a 100 mil usuários até o fim do ano", diz a empreendedora.

Revista PEGN/JE

sonhos a realizar, motivação para realização, compartilhamento, Tysdo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens