Estação de monta em MT atrasa em função da estiagem
Brasil - Agropecuária - Período de Monta
Foto: Agron

O início do período de chuvas normalmente coincide com a estação de monta do gado em Mato Grosso. Habitualmente, o período se inicia em meados de agosto e setembro, porém em algumas regiões vai começar em novembro. Nos locais onde a chuva chegou mais cedo, este procedimento que garante ganhos à produtividade já teve início.
No distrito de São Lourenço de Fátima, pertencente ao município de Juscimeira, o produtor rural Mário Bastos, que cria 1,4 mil cabeças de gado Nelore, começou a inseminação das vacas, já que na região a chuva chegou mais cedo. Até agora foram 196 animais submetidos ao procedimento.
“Hoje nós estamos com uma estação muito longa, com bezerros nascendo em janeiro, fevereiro e até março. Isso é ruim porque prolonga o manejo da fazenda, o trabalho de cuidado com esses animais e depois também no processo de recria”, explica Mário.
O prolongamento da estação de monta tem ocorrido por causa das alterações das condições climáticas e as vacas têm parido mais tarde. A estação que começou neste mês deve ultrapassar os 150 dias. Este período exige preparação das pastagens para garantir às fêmeas a alimentação adequada para a reprodução.
Mário Bastos utiliza 100% de inseminação nas matrizes que já estão paridas, e nas novilhas nulíparas, ou seja, que irão emprenhar pela primeira vez, são usadas somente touros.
Ele tem usado os dois processos porque não há bons resultados nessas novilhas que não foram trabalhadas. Segundo o produtor, é esperado que 80% emprenhem e 20% provavelmente vão ficar vazias, sendo descartadas do rebanho.
Nos últimos anos, o pecuarista Hélio Cavalcanti Garcia, que tem uma fazenda em Jarudore, distrito de Poxoréu, tem investido na raça espanhola Rúbia Gallega, que é conhecida por ter menos gordura na carne e mais proteínas. “Há mais de quatro anos que eu já produzo o Rubia Gallega. E agora chega uma época que nós estamos fazendo o máximo de produção. Vamos inseminar em IATF só o Rúbia”.
Para ter animais para vender ao longo do ano, a inseminação com a genética Rubia Gallega é feita não só na estação de monta. Este ano, porém, o tempo não ajudou e o procedimento vai ser concentrado nos próximos meses. Quando o clima está normal, Hélio faz a inseminação mensalmente, como o produtor aumentou o número de animais para inseminar, ele colocou o gado nos melhores pastos e daqui 30, 60 dias deve começar a inseminação, já que a estiagem se prolongou este ano.
Do nascimento até o ponto de abate, aos nove meses, Hélio Cavalcanti investe, em média, R$ 500 em cada animal. No último lote vendido, a arroba saiu por R$ 152,60. Para ele, o negócio é vantajoso se comparado a outras raças, uma vez que cada animal sai da propriedade com peso médio de 10 arrobas.
Agron/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão