Terça-Feira 14/10/2025 16:11

Anfavea busca novos países para recuperar as exportações

Brasil - Exportação - Queda da Produção

Foto: revistapegn.globo.com

As vendas de veículos aumentaram 3,6% em outubro na comparação com setembro, para 306,9 mil unidades. O resultado, entretanto, não foi suficiente para segurar a queda da produção, que caiu 2,5%, informou ontem a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). 

Além do crédito restrito e da queda da confiança dos consumidores, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, credita o resultado ainda ruim às exportações, que continuam em queda livre. Em outubro elas despencaram 54,6% na comparação com igual mês do ano passado, e 9,7% ante setembro. No ano, acumulam queda de 40,4%. 

A exemplo de meses anteriores, o presidente da Anfavea credita a queda nas vendas externas à retração do mercado argentino. 

Não por acaso, o setor busca outros parceiros para reverter esse cenário. Na próxima semana, o presidente da Anfavea desembarca no México para tentar amarrar um novo acordo de comércio entre os dois países.

O atual vence em março. Por enquanto, disse Moan, as negociações ainda estão entre o setor privado. “A ideia é começar a negociação para dar continuidade ao acordo bilateral que vencerá em março”, disse. 

Segundo Moan, as bases para um novo acordo do Mercosul com o México ainda não foram definidas, mas devem seguir a lógica da integração produtiva. “Nesta fase ainda não há orientação do governo, mas nossa posição é pela máxima integração comercial e produtiva. De qualquer forma, o importante é ter um acordo vigente.” 

A Anfavea também negocia um acordo bilateral com a Colômbia. Se for bem-sucedida, a indústria automobilística reduzirá a dependência do mercado argentino, para onde seguem hoje cerca de 80% dos veículos brasileiros vendidos a outros países. 

Mas, por enquanto, a indústria sofre com essa retração. No ano, a produção acumula queda de 16% e as vendas, retração de 8,9%. Ambos os resultados ainda estão distantes das estimativas da Anfavea para 2014: queda de 10% na produção ante 2013, para 3,339 milhões de veículos, e recuo de 5,4% nas vendas. Ainda assim, o presidente da Anfavea manteve as projeções. 

“Mantemos, mas confesso que estamos com viés de baixa, pois sabemos da dificuldade de se alcançar o licenciamento de 3,564 milhões de unidades até o final do ano. Porém, alguns fatores podem ajudar”, disse Moan. 

Entre eles, citou a sanção da lei que vai facilitar a retomada do bem alienado em caso de inadimplência, esperada para a primeira quinzena de novembro. “Acredito que esse será um ponto de inflexão no rumo de vendas do setor e que mais bancos terão interesse em retomar o financiamento de veículos no momento em que a presidenta (Dilma Rousseff) sancionar a lei”, afirmou Moan. 

Outros fatores que podem ajudar nas vendas é a sazonalidade tradicional de novembro e dezembro e o Salão do Automóvel, que serve como “catálogo” de vendas. “Com a previsão de fim do desconto do IPI para carros novos a partir de janeiro, deve ocorrer uma antecipação de compra, o que vai ajudar no balanço do ano”, disse o presidente da Anfavea.

Montadoras continuam diminuindo postos de trabalho 

Os empregos também seguem a trajetória de queda, embora em ritmo menor. Em outubro, a indústria de autoveículos tinha 127.842 postos, queda de 0,3% ante setembro e de 7,2% na comparação com um ano antes. Moan considerou o resultado estável.

Quanto à queda acumulada, disse que o setor tenta manter o compromisso de maio de 2012, de manutenção do nível de emprego. As exceções são PDV (plano de demissão voluntária), aposentadoria, fim de contratos temporários e acordos sindicais. 

Em maio de 2012, quando o governo propôs como contrapartida à redução da alíquota do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para automóveis a manutenção do emprego no setor, o segmento de autoveículos empregava 127 mil trabalhadores.

Patrícia Bull/Brasil Econômico/JE

vendas de veículos, comparação, Anfavea, crédito restrito, queda da confiança

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens