Operação Piracema mobiliza 336 policiais nos rios de MS
Estado - Ações Policiais - Operação Piracema
Foto:Divulgação
Com o fechamento da pesca desde a meia noite de sexta-feira, na bacia do rio Paraná, por conta do período da piracema, a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA) intensifica as operações para coibir a pesca predatória. Durante todo o período de defeso a PMA irá trabalhar com estratégias diferenciadas em todos os rios do Estado, com monitoramento de cardumes e cuidados com as cachoeiras e corredeiras, considerados pontos críticos.
No rio Paraná a Piracema termina em 28 de fevereiro de 2015. Nos lagos das Usinas do rio Paraná fica permitido aos pescadores amadores a retirada de 10 quilos de pescado mais um exemplar de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia etc., somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná (não para outros rios da bacia). Durante o período de defeso o pescador deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas. Ao pescador profissional, para os mesmos tipos de peixes, não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência também é permitida.
Rios do Estado
Em todos os rios do Estado, o início do defeso, para proteger o período de Piracema é no dia 5 de novembro de 2014, com final, dia 28 de fevereiro de 2015, em todos os locais. Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho. Ressaltando, que pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem daquela proteína para sobreviver. Podem capturar 3 kg, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma.
Estratégias de fiscalização
A Polícia Militar Ambiental tem conseguido por meio de fiscalização com inteligência, evitar durante a piracema, que pescadores consigam depredar os rios de Mato Grosso do Sul. As metas estão sendo alcançadas a cada piracema, que é manter o máximo possível os policiais nos rios, fazendo com que as apreensões de pescado caiam em níveis aceitáveis, que é o objetivo da fiscalização. Ou seja, manter os peixes vivos nos rios para que cumpram sua função natural de reprodução.
O esquema especial de fiscalização será mantido, como nos anos anteriores, contando com todo o efetivo da PMA, que é de 336 policiais e priorizará a montagem de Postos Avançados, fixos, nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado e da União, perfazendo um total de 10 postos, no intuito de monitorar os cardumes. Esses locais são pontos cruciais para a fiscalização, pois quando os cardumes ali chegam ficam esperando a água atingir uma vazão que lhes permitam continuar a subida e, consequentemente, ficam muito vulneráveis, tornando-se presas fáceis para pescadores inescrupulosos, que retirariam facilmente grandes quantidades de peixes, fazendo uso de petrechos proibidos de malha (redes e tarrafas).
Este esquema inteligente de fiscalização permite grande economia de recursos humanos e materiais, pois, em “piracema”, os peixes estão em cardumes, por isso, não adianta se ter um gasto enorme com combustível e pessoal subindo e descendo rios e perder cardumes por não manter vigilância nesses pontos vulneráveis, que são as cachoeiras e corredeiras. OBs: No rio Aquidauana, os Postos Avançados da Cachoeira do Sossego, em Rochedo (MS) e do Salto do Pirapó no rio Amambai, em Amambai (MS) tem permanecido ativados durante todo o ano, desde 2009, mesmo após a abertura da pesca, para prevenir a pesca predatória. Com estes 8 postos, significa que a PMA ganha mais 8 subunidades operacionais, pois em cada ponto deste, ficam três policiais com barcos e motores para executarem a fiscalização nas imediações dos postos e monitorando os cardumes, permanecendo sempre um policial na cachoeira ou corredeira (Posto).
Postos de fiscalização
Cachoeira Branca (Rio Verde) – Água Clara. 2. Cachoeira do Sossego (Rio Aquidauana) – Rochedo. 3. Cachoeira do Rio Anhanduí – Santa Rita do Pardo. 4. Cachoeira do Serrano (Rio Aquidauana) – Aquidauana. 5. Cachoeira das Palmeiras (Rio Taquari) – Coxim. 6. Barra do rio Aquidauana com o Miranda - Município de Miranda. 7. Parque Estadual Várzeas do Ivinhema – Parque – Jateí. 8. Cachoeira do Salto Pirapó – Rio Amambai – (Amambai).
Dourados Agora/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito