Massa credita perda de pódio a parada demorada: "Se não fosse o pit stop..."
Mundo - Esporte - Fórmula 1
Brasileiro larga em quarto, passa Bottas na largada, mas perde terceiro lugar para Ricciardo após demora da Williams nos boxes: "Houve um problema na roda dianteira"
Felipe Massa ultrapassou Valtteri Bottas logo na largada do GP dos EUA (Foto: AFP)
Para alcançar seu segundo pódio na temporada, Felipe Massa precisava primeiro vencer o duelo interno com o companheiro de Williams, Valtteri Bottas, no GP dos Estados Unidos deste domingo, vencido por Lewis Hamilton, da Mercedes. Largando em quarto, o brasileiro fez o dever de casa logo na largada, deixando o finlandês para trás com uma bela manobra. Sem equipamento para alcançar as Mercedes, o paulista imprimia um ritmo constante e o terceiro lugar parecia questão de tempo. Mas na segunda rodada de pit stops, ele foi surpreendido por Daniel Ricciardo, da RBR, que ficou com o lugar no pódio. Em entrevista à TV Globo na saída da pista, Massa creditou a perda da posição à lenta troca de pneus em razão da dificuldade da fixação de uma das rodas dianteiras.
- Nossa parada foi lenta. A gente perdeu tempo no pit stop. Houve um problema na minha roda dianteira, e demorou muito tempo para colocarem o carro no chão. E aí foi o suficiente para perder a posição. A gente estava mantendo um ritmo, era difícil chegar para ultrapassar. Ele (Ricciardo) tinha um carro rápido e um ritmo bem parecido. A gente tinha um carro rápido para chegar ao pódio e se não fosse o pit stop a chance de estar lá comemorando era grande.
Massa destacou também que a RBR antecipou a parada de Ricciardo, surpreendendo a estratégia da Williams. O australiano fez a segunda parada na volta 31, obrigando o brasileiro a ir aos boxes no giro seguinte para tentar se manter à frente. Outro fator que pode ter influenciado na perda da posição foram os jogos de pneus escolhidos. Massa usou dois jogos de pneus macios e um de médio, enquanto o rival abriu a prova de macios e fez outros dois stints de compostos médios.
- Ele arriscou de antecipar. É difícil a gente ter certeza que eles vão antecipar e conseguir parar na mesma volta. E a volta de aquecimento deles é sempre mais rápida.
Dirigente admite possível erro de estratégia
Chefe de engenharia e performance da Williams, Rob Smedley admitiu que a tática da equipe pode não ter sido eficiente e prometeu fazer uma análise aprofundada da prova para não que seus pilotos não sejam mais surpreendidos.
- Estamos um pouco desapontados por termos perdido lugares para onde começamos, mas no fim Ricciardo foi mais rápido do que nós e fez uma boa corrida. Precisamos analisar nossa estratégia, já que nossa escolha de pit stops permitiu a RBR nos passar à frente e pegar o pódio. Vamos ir embora e analisar o que poderíamos ter feito de diferente para isso não se repetir da próxima vez - disse o dirigente.
Apesar de lamentar ficar fora do pódio, Massa destacou a boa pontuação da Williams no Circuito das Américas. O brasileiro somou 15 pontos com o quarto lugar e Bottas mais 10 com a quinta colocação. Com isso, a equipe abriu vantagem sobre a Ferrari na briga pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores. A diferença para a escuderia italiana que só pontuou com Fernando Alonso (8) aumentou de 28 para 42 pontos. Veja a classificação do Mundial de Construtores.
- Valem os pontos que a gente marcou hoje para a equipe. Conseguimos abrir uma vantagem boa para a Ferrari e isso é muito positivo. E agora vou para o Brasil. Tomara que a gente consiga subir no pódio lá!
Com os pontos marcados, Massa subiu para a 8ª colocação do Mundial de Pilotos, deixando Nico Hulkenberg (Force India) para trás. Após o fim da corrida em Austin, o paulista arruma as malas para São Paulo para o GP do Brasil, que será disputado no próximo fim de semana, de 7 a 9 de novembro.
Globo Esporte
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,333 |
Euro | 6,223 |
Franco suíço | 6,687 |
Yuan | 0,749 |
Iene | 0,035 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito