Quinta-Feira 09/10/2025 17:58

Em primeiro lugar, uma correção necessária: não foi a menor diferença de votos desde a volta da democracia em 1989

Brasil - Política - Sinais de decadência

Foto: rondoniaempauta.com.br

Ao derrotar Aécio Neves pela exígua margem de 3,2%, Dilma Rousseff tornou-se a presidente eleita com a vantagem mais baixa de toda a história republicana, a contar de 1894. Seu recorde negativo superou os 5,4% que separaram Juscelino Kubitschek de Juarez Távora em 1955. E também é inferior ao resultado de Collor contra Lula, em 1989, quando a diferença foi de 6,1% .

No caso de JK, vale lembrar, que não havia segundo turno. Mas, diante da pequena diferença, raposas da UDN, o partido de Távora, chegaram a questionar a legitimidade da eleição. Diziam que JK com 35,68% dos votos contra 30,27% do candidato da UDN e 25,77% de Ademar de Barros não alcançou a maioria absoluta. Golpistas inveterados, os udenistas fingiam esquecer que não havia esta exigência constitucional.

Os tempos são outros. Dilma ganhou por pouco, mas com direito a todas as honras. Como acontece nas democracias, o próprio adversário Aécio Neves apressou-se em cumprimentá-la, em telefonema na noite de domingo. “Desejei a ela sucesso na condução do seu próximo governo”, informou o tucano.

A vitória de Dilma é inquestionável. Reeleita, caberá a ex-guerrilheira da VAR-Palmares governar o Brasil até 2018 e, depois disso, aos 71 anos, retirar-se para o merecido descanso das tarefas executivas, como fizeram os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso.

Dilma já é personagem da história. Situação bem diferente vive seu partido, o PT, que vê seu prestígio se reduzir a cada eleição. Quando se analisa o pleito deste ano, constata-se que o PT, ao contrário de Dilma, tem fartos motivos para se preocupar. 

No primeiro turno, o desempenho do PT foi sofrível. De 27 vagas em disputa para o Senado, o partido conquistou apenas duas: no Pará, com Paulo Rocha, e no Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra. Na próxima legislatura, terá 13 senadores contra 19 do PMDB.

Na Câmara, o golpe foi ainda mais duro e o PT perdeu 18 cadeiras. De 88 deputados, contará agora com 70, muito perto dos 66 parlamentares do PMDB.

No balanço dos governos estaduais, houve a surpreendente derrota de Tarso Genro no Rio Grande do Sul e também a humilhante rejeição dos brasilienses ao governador Agnelo Queiroz, que não passou sequer para o segundo turno.

Graças à eleição do ex-ministro Fernando Pimentel em Minas Gerais, o partido conseguiu se manter com cinco estados, empatado com o PSDB, mas atrás novamente do PMDB, que fez sete governadores. 

Mesmo com a vitória de Dilma, o detalhamento dos votos não trouxe boas novas para o PT. A presidente deu uma lavada no Nordeste, mas foi mal no Centro-Oeste, no Sul e em parte do Sudeste. Em São Paulo, ela perdeu para Aécio por quase 7 milhões de votos.

O desempenho de Dilma no Nordeste e nas áreas mais pobres de Minas Gerais e do Rio de Janeiro mostra que sua votação está atrelada à influência dos programas sociais do governo. Nas regiões que mais recebem o Bolsa Família, no interior de Pernambuco, da Bahia e do Ceará, a presidente fez a festa, com mais de 70% dos votos.

Pode-se afirmar que o PT, hoje, tornou-se hegemônico nos grotões do país. Mas perdeu a força e o carisma nas grandes capitais e nos polos industriais. Isso vale até mesmo para o ABC paulista, berço do partido, onde Aécio levou a melhor. Enfim, Dilma venceu, mas o PT envelheceu e entrou em declínio.

Octávio Costa/Brasil Econômico/JE

Aécio Neves, vitória de Dilma, vantagem baixa, história republicana

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens