Fundação de Cultura leva artesanato do Estado ao 7º Salão Internacional em Brasília
Brasil - Estado - Educação e Cultura - Expo Brasília
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul levará o artesanato sul-mato-grossense ao 7º Salão Internacional do Artesanato, que acontece de 5 a 9 de novembro na ExpoBrasília, no Pavilhão do Parque da Cidade, no Distrito Federal.
As peças de Mato Grosso do Sul mostrarão toda a nossa riqueza e diversidade artística. O artesanato estadual irá participar da feira com apoio das entidades do setor artesanal: Proart, Artems, Fenarte, Sinart, Uneart e Incubadora Zé Pereira.
São mais de 100 estandes, somando quase 400 expositores, dentre os quais muitos são os próprios artesãos dos diversos Estados brasileiros e de outros países –alguns com apoio de suas respectivas embaixadas. Além da exposição e venda de produtos artesanais o evento contará com oficinas de artesanato, aulas de gastronomia e apresentações de artistas regionais.
O evento traduz a importância cultural do artesanato para a preservação das raízes históricas dos povos, incentivando a constante venda de produtos artesanais, gerando emprego e renda para diversas famílias.
“O governo do Estado tem procurado sempre divulgar e favorecer a comercialização dos produtos artesanais de Mato Grosso do Sul em eventos locais e nacionais, na certeza de que assim está incrementando as ações pró-artesanato e fortalecendo essa atividade no Estado”, explica Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.
Artesanato sul-mato-grossense
Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Estado. Com o incentivo da Fundação de Cultura, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais.
Além disso, a Fundação de Cultura vem multiplicando os núcleos de produção do Estado por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.
Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.
Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, tudo para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.
Serviço
A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 – 5º Andar. Outras informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.
Notícias MS
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito