Segunda-Feira 17/06/2024 03:05

Ladarenses revivem história da chegada de sua Protetora nas águas do Rio Paraguai

Homenagem - Procissão Fluvial

Foto:Divulgação

Amor, devoção, fé e acima de tudo pedidos de agradecimentos e bênçãos, dessa maneira, os aproximadamente 250 devotos de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Ladário, seguiram em peregrinação acompanhando a Procissão Fluvial, nas águas do rio Paraguai. O encontro dos católicos é tradicional durante os festejos em comemoração a Mãe protetora desse povo e contou com as presenças do prefeito José Antonio Assad e Faria, acompanhado de sua equipe de governo, bem como o Contra-Almirante e Comandante do 6º Distrito Naval,  Edervaldo de Abreu Teixeira Filho e autoridades civis e militares.

Durante o trajeto, o chefe do executivo ladarense, lembrou que além das homenagens a Nossa Senhora dos Remédios, o encontro nas águas do Rio Paraguai, “tem o sentido de reviver a chegada da imagem até a cidade de Ladário há ais de 100 anos, e aqui permanece como relíquia simbólica e patrimônio de fé no coração dos ladarenses. Por isso é importante todos os anos essa renovação, pois mantém viva uma tradição do nosso povo, demonstrando a fé. Uma festa que tem que continuar e crescer”, disse.

Por sua vez, o Contra-Almirante Edervaldo de Abreu Teixeira Filho, apontou como marco e que a festa se caminha a cada ano como uma da maiores na região. “Demonstração de fé durante um momento de lembranças da chegada da nossa protetora, o povo ladarense revive um momento mais que especial”, enfatizou.

Com os termômetros registrando 38º, com sensação térmica de 41º, quatro embarcações, sendo duas civis e duas militares da Marinha do Brasil, foram disponibilizadas pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura. Ao longo do trajeto entre o Porto Geral de Corumbá até a chegada no Porto Ecológico de Ladário, fiéis acenavam às margens do rio Paraguai.

O cortejo, que teve a celebração do diácono Leandro de Almeida Ferreira,  foi marcado por músicas de adoração à protetora e também de muitas orações, pedindo e agradecendo as graças alcançadas. “Uma verdadeira onda de sentimento renovado sobre as águas do rio que une as duas cidades pantaneiras. Aqui neste local agradecemos e revivemos uma parte da história da nossa mãe até chegar e ganhar amor dos ladarenses”, explicou o diácono.

Na sua chegada em terras ladarenses, os fiéis aguardavam a imagem peregrina às margens do rio, um momento de emoção, “especial, todo os anos participo da procissão fluvial, mas este ano, por motivos particulares não consegui. Porém isso não impediu que eu viesse receber a nossa Mãezinha e acompanha-la até a sua casa”, falou a devota Tereza Cristina Xena .

Anda conforme ela, o calor é a prova  no qual se sente ainda mais a sua presença da padroeira, “este momento também marca meu agradecimento pela graça alcançada em nome de minha filha, quando ela tinha apenas dois anos de idade. Hoje, ela está aqui, junto da nossa mãe, revivendo uma história”, completou.

Já a devora Ester Nascimento e Silva, do bairro Santo Antonio, enfrentou todo o cortejo cantando e acenando em direção a imagem da santa, “faço questão de estar presente e trago toda a minha família. Peço bênçãos e proteção à todos e também agradeço pela nossa terra, o nosso Pantanal”, contou.

Logo em seguida, a imagem da padroeira da cidade seguiu em uma caminhada pelas ruas da cidade até o seu Santuário. Ao longo desse trajeto, a imagem da padroeira era saudada pelo repicar de sinos e com cânticos.

História

Nossa Senhora dos Remédios é considerada a santa dos enfermos e desesperados. Durante a sua festa tem como principal atração a reprodução da chegada da imagem na cidade de Ladário, no ano de 1895, através do Capitão- Tenente, José Raymundo de Souza Lobo.

A igreja foi construída em estilo semi-gótico. Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada a Ladário. Chegam peregrinos vindos de todos os lugares para comemorar seu grande dia. Para este ano são esperados em torno de 25 mil fiéis para os doze dias de festa.

Prefeitura de Ladário/RMC

História, Pedidos de Agradecimentos, Procissão Fluvial

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens