Sexta-Feira 10/10/2025 23:15

A seca na comida

Brasil - Alimentos - Falta d'Água

Foto: tananet.biz

A seca ainda não apareceu nos preços dos alimentos, pelo menos na média deles, nem mesmo nos preços do sertão de São Paulo, onde mais e mais pessoas dão notícia de falta d´água nas torneiras, como mostram pesquisas do Datafolha. 

Apesar de as gentes que lidam com economia tratarem muito de Bolsas, dólares e abstrações macroeconômicas, o preço da comida é que é um dos indicadores mais sensíveis e visíveis. 

Quando sobe muito mais do que a média da inflação, o preço médio dos alimentos costuma abalar os índices de confiança do consumidor na economia, quando não no governo mesmo. 

A conjunção de uma eventual alta extra do preço da comida com a irritação crescente com a falta d´água pode se tornar um problema político ou, no mínimo, de imagem para os governantes. 

Por ora, não há sinal de alarme. Não se trata de dizer que a seca não tenha abalado a cotação de alguns produtos, de acordo com produtores e atacadistas, e como pode ser notado em alguns índices de preços setoriais. Até agosto, no Ceagesp -- o grande mercado atacadista de São Paulo--, os preços no ano, em média, estavam em queda até. 

Mas, em setembro, a inflação média de frutas, legumes, verduras, pescados e alguns diversos passou a subir em 2014. 

"Aspectos sazonais, estiagem e, principalmente, problemas no abastecimento de água no Estado de São Paulo e parte da região Sudeste dificultam a irrigação e prejudicam o desenvolvimento e a produção de algumas culturas como citros e legumes", diz o relatório do Ceagesp publicado no início deste mês de outubro. 

A inflação da comida, medida pelo índice "oficial" de inflação, o IPCA, ainda supera a inflação média, com tem ocorrido desde 2010, 8,2% nos últimos 12 meses, ante 6,7% do IPCA geral. 

Cereais, grãos, legumes, farinhas, hortaliças e verduras estão em baixa; carnes, frutas, pão, industrializados, peixe e bebidas, em alta. 

O preço de comer fora de casa continua a subir a 10% ao ano, mas o problema aqui parecem ser custos outros que não o da matéria-prima (salários, infra). 

A baixa ou desaceleração mundial de produtos como a soja ajudam a conter a alta da comida. Um ciclo de baixa na produção de carne no Brasil ajuda a elevar os preços. 

Quanto aos produtos "mais domésticos", as análises de economistas do setor não indicam alta expressiva de preços até o fim do ano (quer dizer, altas ainda maiores do que as corrente). 

No entanto, sabe-se ainda muito pouco o que será do verão no Sudeste e em parte do Centro-Oeste. 

Ouve-se muito pequeno produtor reclamar da falta d´água, de dificuldade de irrigação, mas não há notícia de crise espraiada. 

Caso não chova, haverá água para a agricultura? 

O que vai ser dos preços da energia elétrica? No caso da eletricidade para consumo residencial, os preços subiram em média 14,7% nos últimos 12 meses. 

Qual vai ser o custo do transtorno em caso de um racionamento abrupto de água? Isto é, qual vai ser o impacto de pagar mais por água escassa, de ineficiências e de especulações? 

E-Usinas/JE

seca, preços dos alimentos, falta de água, Bolsas de valores, agricultura

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens