Quarta-Feira 08/10/2025 15:45

O efeito colateral do Airbnb: encarecer o aluguel residencial

Mundo - Tecnologia - Tudo Tem Seu Lado Ruim

Foto: Veja

O serviço on-line Airbnb foi criado com um propósito muito claro. Permitir que proprietários de imóveis residenciais aluguem suas casas (ou apenas cômodos) para pessoas que desejam passar curtas temporadas durante uma viagem — alguns dias ou semanas apenas. O principal atrativo é o preço: bem mais em conta do que uma estada em hotel. A fórmula vem dando certo. Estima-se que a empresa valha hoje cerca de 10 bilhões de dólares. Ele já se espalhou por 190 países, oferecendo 800.000 acomodações para 20 milhões "hóspedes" (ou usuários).

O sucesso trouxe, contudo, efeitos inesperados, como mostrou um relatório divulgado nesta semana pela procuradoria-geral de Nova York. Após analisar dados sobre 497.000 operações feitas na plataforma entre janeiro de 2010 e junho deste ano, o documento constata que em alguns casos a locação, sublocação ou hospedagem rápidas relativas a 35.000 imóveis ou cômodos se tornaram tão financeiramente vantajosas para locadores e sublocadores que alugar um imóvel para morar na cidade americana se tornou um desafio (ainda maior).

Durante o período analisado, o número de imóveis ou cômodos locados por curtos períodos pelo Airbnb passou de 2.652, durante todo o ano de 2010, para 16.483 unidades, considerando-se apenas os primeiros cinco meses de 2014. É um crescimento de mais de seis vezes. O número de locações, por sua vez, subiu doze vezes, passando de 20.808 para 243.019.

O dinheiro, é claro, explica a razão da explosão. Entre 2010 e 2013, a receita que locadores e sublocadores obtiveram com os aluguéis rápidos dobrou a cada ano. A expectativa é que em 2014 chegue a 282 milhões de dólares.

Segundo o estudo, 4.600 unidades (imóvel ou simplesmente um cômodo) ficaram disponíveis no Airbnb para aluguéis curtos durante ao menos três dos dozes meses de 2013. Cerca de 2.000, foram ocupadas da mesma forma por ao menos seis meses. Assim, todos esses imóveis ficaram indisponíveis para interessados em fixar residência em Nova York — ou seja, para contratos de locação mais longos.

"Os aluguéis em nossa vizinhança são proibitivos, porque as pessoas preferem cobrar altas diárias e transformar seus imóveis em albergues ilegais", escreveu um morador do Brooklin, em carta à procuradoria-geral da cidade americana.

Há outros efeitos colaterais do crescimento do Airbnb. Segundo a procuradoria-geral de Nova York, milhares de nova-iorquinos se queixam do barulho e dos riscos à segurança em edifícios onde unidades são locadas para períodos curtos.

Existem ainda outras constatações. Os dados coletados apontam que 70% dos anúncios de imóveis para locação em Nova York no AIRBNB são irregulares e que a plataforma faturou até 40 milhões de dólares em operações que violam leis de zoneamento da cidade de Nova York, além de ter sonegado outros milhões. Para o procurador-geral, Eric Schneiderman, esse tipo de locação abre caminho para um mercado negro no setor de hotelaria.

"Este relatório levanta sérias preocupações sobre o impacto que o Airbnb pode provocar na economia de cidades como Nova York", disse Schneiderman. "Precisamos garantir que, à medida que os serviços virtuais revolucionam a maneira como vivemos, leis criadas para promover responsabilidade financeira e também a segurança física não sejam esquecidas sob o pretexto da inovação."

A maioria dos contratos de locação violam regras de locação de Nova York, onde não é permitido alugar um imóvel residencial por menos de 30 dias, a menos que o proprietário continue ocupando o local. Além disso, o procurador-geral alerta que os proprietários que alugam imóveis no Airbnb deixam de pagar a taxa de ocupação cobrada nos hotéis, fixada em 14,7%. Este é um dos fatores que explicam as baixas tarifas do Airbnb, quando comparadas às praticadas pela rede hoteleira de Nova York. "Poucos proprietários forneceram as informações para fazer o pagamento da taxa", diz o relatório. "Tampouco o Airbnb recolheu a taxa."

Nos últimos anos, a empresa esteve na mira do conselho de San Francisco, que também considera ilegal o aluguel por menos de 30 dias. Após um longo período de debate entre moradores e representantes do Airbnb, o conselho de San Francisco chegou a um consenso no início de outubro e decidiu alterar a lei.

As novas regras passam a valer em fevereiro de 2015: somente moradores permanentes poderão alugar suas casas (ou alguns de seus cômodos) por até 90 dias ao ano, o que impede a exploração comercial de imóveis. Além disso, os locadores precisam contratar um seguro contra acidentes e recolher os impostos cabíveis.

Como um dos pioneiros neste mercado, o Airbnb parece disposto a recomeçar a discussão sobre a legalidade do serviço em Nova York após a vitória em San Francisco. Depois da divulgação do relatório pela procuradoria-geral, a empresa divulgou uma nota.

"Não devemos negar a milhões de nova-iorquinos o direito de dividir suas casas, pagar suas contas e continuar na cidade que eles amam. Temos que trabalhar em conjunto na elaboração de regras sensatas que coíbam a ação dos maus atores e proteja as pessoas de bem que apenas querem compartilhas suas casas.

Veja/JE

serviço on-line, Airbnb, propósito claro, proprietários de imóveis, aluguel de casas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens