Segunda-Feira 17/06/2024 01:09

Após suspeita de leishmaniose visceral, Saúde realiza ação de combate à doença

Saúde - Suspeita de Leishmaniose

Foto:Divulgação

O município de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde, notificou na ultima sexta-feira (10)  um caso suspeito de leishmaniose visceral. Exames já foram realizados, porém até o momento, o caso não foi confirmado. No município a incidência da doença é baixa e segundo a Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Ladário, até o momento, foram notificados três casos, sendo dois confirmados neste ano.

Conforme a Gerente de Assistência a Saúde, Elis Rosangela Ribas Flor, as ações são realizadas pela equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), quando há casos suspeitos e notificados. Já as ações de rotina são feitas conforme preconizada pelo Ministério da Saúde.

“As ações consistem em realizar um teste de leishmaniose em todos os animais do domicilio da pessoa que está sob suspeita e após confirmação é realizada a  borrifação no domicilio, abrangendo nove quarteirões que radiam a residência. Além da borrifação, as equipes de saúde composta por Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde levam orientações para toda à população através de trabalhos preventivos”, informou Elis.

Ainda segundo Ribas Flor, todo animal infectado é recolhido e levado ao NCZ, por isso a importância da colaboração de todos.  “A leishmaniose assim como a dengue, são transmitidas pelo mosquito, por isso é importante se atentar em locais que sirvam de criadouro para esses insetos. Caso exista a confirmação da doença, a nossa equipe vai até o local e realiza o exame de teste rápido nos animais do domicilio e áreas abrangentes. O bloqueio só é realizado caso confirmação de animais doentes nas residências e proximidades exista”, explicou.

A leishmaniose é transmitida pelo flebótomo, conhecido como mosquito palha, com destaque para a fêmea da espécie Lutzmvia longipalpis. A doença afeta, além do homem, um número considerável de mamíferos, com destaque para os cães, gatos e ratos. Em zonas urbanas os cachorros são o principal reservatório da doença.

A leishmaniose não é contagiosa nem se transmite diretamente de uma pessoa para outra, nem de um animal para outro, nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do mosquito fêmea infectado.

Na maioria dos casos, o período de incubação é de 2 a 4 meses, mas pode variar de 10 dias a 24 meses. Os principais sintomas da leishmaniose visceral são febre intermitente com semanas de duração, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, palidez, aumento do baço e do fígado, comprometimento da medula óssea, problemas respiratórios, diarreia, sangramentos na boca e nos intestinos.

Prefeitura de Ladário/RMC

Suspeita de Leishmaniose, Comprometimento,Problemas Respiratórios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens