Quarta-Feira 08/10/2025 06:35

Coalizão retoma bombardeios, mas Turquia hesita em atacar o EI

Mundo - Segurança Pública - Ataques Aéreos

Foto: Veja

Os aviões da coalizão internacional voltaram a bombardear alvos do grupo Estado Islâmico (EI) na cidade curdo síria de Kobani nesta sexta-feira, em mais uma tentativa de conter o avanço dos jihadistas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Pela manhã, a aliança liderada pelos Estados Unidos teve como alvo diversas zonas ao leste de Kobani, onde ocorrem confrontos entre os jihadistas e as Unidades de Proteção do Povo Curdo.

A cidade de Kobani fica na fronteira com a Turquia, mas Ancara não mobilizou suas tropas para atacar os jihadistas, apesar da pressão internacional e de parte da população turca que se manifesta pelo país.

Pouco antes da meia-noite, os aviões bombardearam áreas de concentração dos membros do EI na periferia leste e no sul da cidade. Segundo a ONG, os radicais transportam munição em motocicletas aos combatentes que estão no interior de Kobani.

O porta-voz das Unidades de Proteção do Povo Curdo, Ridor Khalil, disse à que os extremistas do EI começaram a usar esse tipo de veículo nos arredores de Kobani para evitar serem alvos fáceis dos bombardeios da coalizão, que costuma, atacar veículos de combate.

Os extremistas dispararam projéteis contra diferentes bairros de Kobani e contra zonas fronteiriças com a Turquia nesta sexta-feira, tentando dominar a rodovia que liga a cidade ao território turco. O OSDH informou na quinta-feira que o EI já havia tomado mais de um terço de Kobani.

O responsável pela defesa da cidade, Esmat Sheij Hasan, desmentiu a informação e afirmou que os jihadistas só têm em seu poder 25% do território.

Kobani é um dos três principais enclaves curdos do norte da Síria e é alvo de uma ofensiva dos extremistas desde o dia 16. A cidade está rodeada pelo EI por leste, oeste e sul, mas não pelo norte, onde faz fronteira com a Turquia.

Turquia

O primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, declarou nesta sexta que as acusações de que o governo ajudou o grupo jihadista EI na Síria são “mentiras sem fundamento”.

Foi assim que o chefe do Executivo respondeu as acusações do principal partido da oposição, o social-democrata Partido Republicano do Povo (CHP, na sigla em turco), que na quinta-feira disse que a Turquia tem culpa no assédio do EI à cidade de Kobani por ter facilitado anteriormente a chegada de armas aos grupos extremistas que combatem na Síria.

Pressionado pela sua própria população e pela comunidade internacional a agir contra os jihadistas que estão próximos da fronteira, o governo de Ancara ainda não deu ordem de ataque às suas tropas.

O bem equipado Exército turco – a Turquia faz parte da Otan – mantém pelotões, tanques e outros veículos de combate próximos de Kobani, mas, apesar de fazer parte da coalizão internacional, ainda não entrou em combate contra os jihadistas. A Turquia mantém relações historicamente tensas com o povo curdo que vive em seu território e no norte da Síria e do Iraque.

O grupo separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK , na sigla em turco) é visto por Ancara como um grupo terrorista. O PKK já foi acusado de cometer diversos atentados na Turquia.

“A Turquia está tão contra o EI como contra Bashar Assad [o ditador sírio]”, disse Davutoglu em entrevista coletiva, sem mencionar o povo curdo. As declarações de Davutoglu foram feitas em uma visita à cidade de Bingöl, onde na quinta-feira dois comandantes policiais morreram após serem baleados. O primeiro-ministro informou que os agressores dos policiais já foram “castigados”, em referência à morte de quatro pessoas em uma operação policial, pouco depois do atentado.

Veja/JE

aviões da coalizão internacional, bombardeio do EI, avanço dos jihadistas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens