Domingo 16/06/2024 17:21

Sistema prisional de Ponta Porã terá 204 novas vagas

Ações Públicas - Ampliação do Presídio

Foto:Divulgação

Com o objetivo de reduzir o déficit carcerário, o governo do Estado, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitencário), inaugura em novembro a primeira etapa da ampliação do Presídio Ricardo Brandão de Ponta Porã, com mais sete celas para 84 detentos e cozinha industrial. 

“As obras estão sendo executadas por meio de uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Agepen, com a Prefeitura Municipal, a Coordenadoria das Varas de Execução Penal (Covep) e Conselho da Comunidade, instituições que uniram forças para buscar medidas práticas e eficazes para ampliar as vagas no sistema prisional do município”, afirma o diretor-presidente da Agepen, coronel Deusdete Oliveira Filho, que com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o arquiteto da Sejusp, Fábio Alex Correa, vistoriaram o andamento da construção na terça-feira (7).

Outras dez celas com capacidade para 100 internos e consultórios médico e odontológico, que já estão com as obras em andamento na unidade prisional do município, serão inaugurados no ano que vem, totalizando 204 novas vagas e representado modernização do sistema prisional da região sul do Estado. “Inicialmente seriam apenas sete celas, mas sabendo da necessidade e visando reduzir o déficit carcerário do Estado, firmamos um compromisso com o Poder Judiciário e Ministério Público para aumentar em mais 120 o número de vagas”, afirma o secretário Jacini.

As obras de ampliação tiveram início no mês de abril, e a exemplo do que acontece em outros municípios, estão sendo executadas a baixo custo com a utilização da mão de obra dos próprios detentos, que a cada um dia trabalhado reduzem um no total da pena. “Os tijolos utilizados na construção são feitos no presídio, também pelos internos, que acompanhados por profissional especializado e por um servidor penitenciário fabricam uma média de mil unidades por dia”, frisa o diretor-presidente da Agepen.

Reinserção social

Apesar de operar com capacidade limite, a Unidade Penal Ricardo Brandão, em Ponta Porã, é considerada modelo para todo o Estado. Mais de 70% dos internos do Presídio Ricardo Brandão exercem atividades laborais dentro da unidade prisional, que possui um total de doze oficinas.

Os presos são uniformizados e como parte do programa de recuperação e reinserção social desenvolvido pela Agepen, trabalham, estudam e participam de cursos de informática. “Temos aqui marcenaria, oficina de artesanato, de produção de rodos e vassouras, olaria, costura e oficina de beneficiamento de matérias-primas, como crinas de cavalos, utilizadas na confecção de pincéis, que são exportadas”, explica Rodrigo Borges Marques, diretor do Presídio.

“Para cada dia trabalhado, os reeducandos ganham um de remição de pena, e mais, são remunerados para isso”, frisa o diretor-presidente da Agepen, que já conseguiu agregar ao sistema mais 170 parceiros, que geram emprego e renda, contribuindo, assim, para a ressocialização dos detentos.

Para o secretário Wantuir Jacini é de extrema importância manter funcionando, e bem, não apenas o presídio de Ponta Porã, mas todos aqueles existentes no Estado. “Se o sistema cumpre o seu papel, temos que fazer com que essa engrenagem continue a trabalhar, pisar no freio ou fazer com que tudo isso pare é mais que falta de bom senso, é um desserviço não apenas para com os presos, mas principalmente com a sociedade”, finaliza.

Notícias MS/RMC

Ampliação do Presídio, Funcionamento, Sistema, Importância

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens