Terça-Feira 02/09/2025 14:25

Saúde põe 32 municípios em alerta para o risco da febre Chikungunya

Estado - Saúde - Febre da Chikungunya

Foto:Divulgação

Com sete casos identificados em Estados fronteiriços com Mato Grosso do Sul, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) alertou para o risco da entrada da febre Chikungunya no Estado. Como é uma doença transmitida pelo mesmo mosquito que a dengue, a secretaria colocou 32 municípios em estado de vigilância epidemiológica, já que possuem a incidência da doença.

Conforme a diretora-geral de Vigilância de Saúde da SES, Bernadete Lewandowski, as ações para conter a nova doença começaram há muito tempo no Estado, agora eles realizam somente um vigilância epidemiológica nos municípios. “Nós fizemos um mapeamento e estamos em vigilância em 32 municípios, que tem a maior incidência de dengue”, revelou.

Ela ainda apontou que a secretaria está realizando um levantamento para saber qual mosquito Aedes Aegypti e Aedes Albopictus poderá transmitir a doença para Mato Grosso do Sul.

A doença se assemelha a dengue no tratamento e sintomas, por isso, conforme a diretora-geral, as mesmas ações são validas para a Chikungunya. “O que temos que fazer é controlar e eliminar os criadouros do mosquito”, cobrou Bernadete.

“A doença já entrou no Brasil e pode vir para cá. O mosquito passeia. Ele não conhece fronteira, não conhece barreira”, comentou a diretora-geral de Vigilância de Saúde da SES.

Mesmo com o Estado em alerta, os campo-grandenses ainda desconhecem a febre Chikungunya. “Nunca ouvi falar. Até pensei que poderia ser uma marca”, disse o segurança Alisson Luiz de Souza, 19 anos.

A estudante Bruna Abreu, 21, também não soube dizer o que seria a Chikungunya, mas o amigo, o publicitário colombiano Sebastian Garcia, 25, contou que já soube da doença pela internet. “É uma doença nova que está chegando ao Brasil”, apontou.

A autônoma Elza Barra, 38, também assumiu que para ela a doença é um mistério. “Já ouvi falar de muitas doenças, mas essa nunca ouvi falar”, assegurou.

Bernadete admitiu que nenhuma campanha está sendo feita para divulgar a doença, somente matérias para jornais, mas “se tiver necessidade, vamos começar a falar mais”.

Doença – A febre Chikungunya pode se assemelhar muito a dengue, porém um dos sintomas mais característicos da doenças são as fortes dores nas articulações. O período também é diferente, permanecendo por dias e até um ano.
Assim como acontece com a dengue, não há medicamento que previna ou combata a febre chikungunya, sendo assim, a saída encontrada pelos médicos são os remédios que diminuem a dor.

As velhas orientações já decoradas por muitos sul-mato-grossenses para evitar a proliferação do mosquito da dengue precisam mais do que nunca serem colocadas em prática. Não deixar água acumulada, cuidar das caixas de água e olhar os vasos das plantas são algumas das ações.

Casos - O número de contaminados pelo vírus da chikungunya já chegou a 79 no Brasil, deste número, sete foram localizados em Estados na divisa com o Mato Grosso do Sul.

De acordo com o boletim emitido pelo Ministério da Saúde, dos 79 casos registrados no Brasil, até o dia 27 de setembro, 38 foram de pessoas que viajaram para países com a transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Os Estados do Paraná, com dois casos, São Paulo, 17, Goiás, um, e o Distrito Federal, com duas notificações, que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul já foram infectados pela doença. O Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também receberam notificações da doença.

As outras 41 pessoas com casos confirmados, oito no Amapá e 33 na Bahia, foram infectadas no Brasil e não tiveram registro de viagens para o exterior.

Campo Grande News/RMC

Sintomas Característicos, Campanha, Publicitário, Internet

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens