Terça-Feira 02/09/2025 19:23

Delcídio e Reinaldo disputam 2º turno em Mato Grosso do Sul

Estado - Política - Eleições 2014

Foto:Divulgação

O segundo turno das eleições para governador de Mato Grosso do Sul será disputado entre os candidatos Delcídio do Amaral (PT) e Reinaldo Azambuja (PSDB). Segundo a Justiça Eleitoral, com 100% dos votos apurados neste domingo (5), Delcídio teve 567.331 votos, o que corresponde a 42,92% dos votos válidos. Reinaldo recebeu 516.744 votos, o equivalente a 39,09%. Nelsinho Trad (PMDB) ficou em terceiro, com 16,42%.

Ao G1, o petista afirmou que já esperava disputar o 2º turno com o tucano e que vai buscar apoio do PMDB. "Acho que ficou provado que a população quer o debate de dois projetos diferentes: do PT e do PSDB. Evidentemente que algumas avaliações surgiram em função do resultado eleitoral de hoje. De hoje para amanhã vamos ter quadro bem definido de qual estratégia de campo que vamos seguir e política que vai pautar esse segundo turno", declarou.

Reinaldo disse ao G1 que não se surpreendeu com o resultado. "Sempre confiei no trabalho realizado nos últimos anos", comentou. Em relação ao segundo turno, o tucano disse que vai procurar todos os partidos para conversar. "A prioridade do meu governo é diálogo", concluiu candidato.

Delcídio está no segundo mandato de senador por Mato Grosso do Sul. Nascido em Corumbá, tem 59 anos. Formado em engenharia elétrica, antes de seguir carreira política, trabalhou na construção de hidrelétricas. Foi diretor da Eletrosul, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, ministro de Minas e Energia e diretor de Gás e Energia da Petrobras.

Em Mato Grosso do Sul, foi secretário de Estado da Infraestrutura e Habitação no primeiro governo de Zeca do PT, em 2001. No ano seguinte, foi eleito senador. Em 2006, disputou o governo do Estado, mas foi derrotado pelo candidato do PMDB, André Puccinelli. Em 2010, foi reeleito senador.

Reinaldo Azambuja foi eleito prefeito de Maracaju em 1996 pelo PSDB. Foi reeleito em 2000. No último mandato, assumiu a presidência da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul). Em 2006, foi eleito deputado estadual e, em 2010, deputado federal. Em 2012, disputou a Prefeitura de Campo Grande, ficando em terceiro lugar no computo geral dos votos.

Propostas

Na campanha eleitoral, Delcídio começou a disputa na frente dos demais concorrentes. Na primeira pesquisa Ibope/TV Morena, o candidato petista tinha 39%. Nas duas pesquisas subsequentes subiu para 42%.

O mote da campanha utilizado pelo senador, na tentativa de agregar simpatizantes de outros partidos, foi “candidato de todos”. Durante toda a campanha, ele valorizou o seu passado como administrador de grandes empresas privadas e públicas. Fez referência, também, aos projetos de investimentos que teria trazido para municípios de Mato Grosso do Sul.

Um tema recorrente em toda a campanha foi ligação dele com a Petrobras. Por diversas vezes, o candidato teve que explicar sobre supostas denúncias de irregularidades ocorridas em sua gestão na estatal. 

O candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, começou a campanha em terceiro lugar, segundo pesquisa Ibope/TV Morena. Durante a campanha, subiu para segundo lugar, mas sempre muito próximo do terceiro colocado, o candidato do PMDB, Nelsinho Trad.

Para a disputa, o PSDB trouxe para o arco de alianças, cinco partidos. Reinaldo começou a campanha com forte discurso de ser o candidato ficha-limpa. Foi bastante criticado, principalmente nas redes sociais. Fez da sua administração de Maracaju exemplo a ser expandido para todo o estado.

Campanha

Ao longo da campanha, Delcídio sempre apareceu na liderança nas pesquisas. Oscilou muito pouco, mas nenhum levantamento do Ibope/TV Morena apontou possibilidade de vitória em primeiro turno. O candidato do PSDB, Reinaldo Azambuja, começou a disputa em terceiro lugar. Subiu para a segundo lugar, mas empatado com o terceiro colocado dentro da margem de erro.

A última pesquisa, divulgada no sábado (4), apontou crescimento de 10 pontos percentuais de Reinaldo, se aproximando de Delcídio na reta final. As últimas semanas foram marcadas, também, por acusações e denúncias dos dois lados.

Resultado completo da eleição para governador em Mato Grosso do Sul:

VOTOS VÁLIDOS

Delcídio (PT): 567.331 (42,92%)
Reinaldo Azambuja (PSDB): 516.744 (39,09%)
Nelsinho Trad (PMDB): 217.093 (16,42%)
Evander (PP): 10.823 (0,82%)
Professor Sidney (PSOL): 7.823 (0,59%)
Prof. Monje (PSTU): 2.035 (0,15%)

OUTROS RESULTADOS

Brancos: 62.041 (4,30%)
Nulos: 60.430 (4,18%)
Abstenção: 373.191 (20,53%)

G1-MS/RMC

Deputado Estadual, Infraestrutura, Habitação, Eleições para Governador

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens