Quinta-Feira 03/07/2025 08:38

Indígenas de Amambai se tornam empreendedoras após qualificação do Senar

Empreendedorismo - Qualificação no Senar

Foto:Divulgação

O que antes era dedicação exclusiva aos cuidados da família ou colaboração com as atividades do marido no cultivo de hortaliças deu espaço para o empreendedorismo, novas expectativas e a possibilidade de autonomia financeira. Após participar de projetos desenvolvidos pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindicato Rural e AMA – Associação de Mães de Amambai, 45 indígenas guarani kaiowá das aldeias Limão Verde e Amambai estão reescrevendo suas histórias. 

Já tradicional na capacitação de mulheres para o mercado de trabalho em Amambai, com atividades realizados de 1979, a AMA decidiu há cerca de um ano investir nas aldeias da região. A partir de julho de 2014 passou a contar com a parceria do Senar/MS e Sindicato Rural, que juntos levaram até a Aldeia Limão Verde o programa ‘Com Licença, Vou à Luta’, com foco no fomento do empreendedorismo feminino e ainda o curso de produção artesanal de produtos de limpeza. Os resultados superaram as expectativas dos idealizadores da ação. “Quando pensamos em levar cursos a essas mulheres, queríamos algo que respeitasse a realidade delas e colaborasse para o desenvolvimento da comunidade. Encontramos pessoas extremamente interessadas e com vontade de aprender”, recorda a secretária da AMA, Vilma Maria Golin Felhorst.

O fomento ao empreendedorismo incentivou ideias até então inovadoras para a comunidade indígena local e fez surgir a primeira cooperativa de mulheres, denominada Cooperativa Aldeia Limão Verde, com 15 cooperadas, especializadas na fabricação de sabão artesanal. As atividades estão previstas para iniciarem nos próximos dias. A princípio, a comercialização ocorrerá entre as aldeias, mas a expectativa é de ampliação na geração de renda. “Unimos o que aprendemos nas duas qualificações. Um curso ensinou investir e o outro a fabricar sabão e outros produtos. Já estamos vendendo dentro da aldeia, mas vamos aumentar usando tudo o que aprendemos”, relata Damiana de Souza, que aos 54 anos iniciará seu trabalho no grupo de mulheres. 

A supervisora regional do Senar/MS, Verônica Guglielmi, reforça que o objetivo da realização de cursos e programas de qualificação nas aldeias é promover a inclusão social. “Através do Com Licença Vou à Luta, as mulheres reconheceram suas habilidades de gestão, criando uma visão empreendedora, para que elas possam trazer renda às suas famílias através da venda de seus produtos com matéria-prima extraída da própria aldeia”, relata Verônica. 

A supervisora considera ainda que a qualificação refletiu diretamente no trabalho realizado pelos companheiros das indígenas. “As alunas começaram a diagnosticar a necessidade dos homens se qualificarem, percebendo até mesmo que os cursos mais adequados seriam os de controle de formiga e cultivo de mandioca”, revela. 

O mobilizador do Senar/MS no Sindicato Rural de Amambai, Olguimar Andrade, percebe a mudança na realidade social das aldeias após as qualificações. “Essas capacitações incentivam a inserção de grupos no mercado de trabalho, além de levar motivação aos indígenas, se tornando suporte para o amplo desenvolvimento”, considera Andrade, que destaca que mais uma aldeia acaba de ser qualificada pelo Senar/MS e Sindicato Rural. “A Aldeia Amambai encerrou há alguns dias o curso de Corte e Costura com ótimos resultados. Mais uma vez foi possível verificar o quanto as capacitações são bem aproveitadas nas comunidades”, finaliza. 

Outras qualificações devem ocorrer nas aldeias, já que as indígenas demonstraram interesse em diferentes cursos da grade do Senar/MS. “Eles pediram o curso de cultivo de plantas medicinais e preparo de medicamentos caseiros, atividade bastante ligada à cultura local”, destaca a supervisora regional, Verônica Guglielmi. 

A identificação das participantes com a iniciativa pode ser observada no último domingo (28.09), quando um grupo de mulheres do programa Com Licença, Vou à Luta participou do desfile comemorativo ao aniversário de Amambai. Mesclando vestes características indígenas e as camisetas do programa, elas expuseram também peças confeccionadas a partir do que aprenderam com as qualificações.

Famasul/RMC

Qualificação no Senar, Empreendedorismo, Atividades, Medicamentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,431
Euro 6,402
Franco suíço 6,846
Yuan 0,758
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens