Quinta-Feira 04/09/2025 23:54

Universidade da Terceira Idade da UEMS celebra o Dia do Idoso

Estado - Ações Públicas - Dia do Idoso

Foto:Divulgação

A Unati (Universidade Aberta para a Terceira Idade) da UEMS promoveu nesta semana, no Centro Cultural Guaraoby, em Dourados, a celebração ao Dia do Idoso (1º), com a presença de vários estudantes da melhor idade.

Vinculada à Proec (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários), a Unati está em seu segundo semestre de atividade na UEMS. "O objetivo dessa iniciativa é promover a inclusão social de idosos por meio da educação, cultura, lazer e cidadania, em atividades compatíveis com a realidade deles", explica a coordenadora, professora Márcia Alvarenga.

Nesse sentido, a Unati representa a oportunidade esperada pelos idosos de participação social e aprendizado em muitos níveis. Um exemplo de transformação vivenciado pela participação no projeto de extensão é o relato do casal Maria Cleuza e Silas Carneiro, ambos estudantes do curso.

"Viemos para a Unati em busca de conhecimento e, por meio das atividades e das disciplinas aprendidas, modificamos nossa vida para melhor. Meu esposo e eu somos, hoje, pessoas mais criativas", testemunha Cleuza. O casal reconhece que muitos dos assuntos tratados nas aulas da Unati foram imprescindíveis para uma postura mais consciente em suas vidas. "Temas que a gente não conhecia muito bem, como noções nutricionais, por exemplo, foram debatidos nas disciplinas. E isso foi esclarecedor e nos auxiliou muito", informa a cursista.

A programação do evento foi diversificada e teve apresentações culturais do coral de Itaporã, declamações de poesias, contação de piadas, dança paraguaia, dinâmica em grupo e um delicioso café da tarde para encerramento das atividades. Além dos estudantes da melhor idade e de acadêmicas voluntárias dos cursos de Turismo e Enfermagem da UEMS, responsáveis pelo Cerimonial e Atendimento aos participantes, as festividades ao Dia do Idoso contaram com a presença da vice-reitora da instituição, Eleuza Ferreira, do pró-reitor Edmilson Souza e das professoras da Unati. 

Serviço

A Unati desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à velhice e envelhecimento, visando aprofundar conhecimentos sobre a realidade biopsicossocial do idoso. O trabalho tem significado uma alternativa para pessoas de meia idade e 3ª idade, numa fase da vida em que detém experiência acumulada e sabedoria.

É um espaço de convivência social, de aquisição de novos conhecimentos voltados para envelhecer sadia e dignamente e sobretudo na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade, enquanto sujeito histórico. A Unati tem se constituído também em referência para implementação de outros programas similares, bem como se constituído em espaço para estudos, pesquisas, monografias de graduação de diversos cursos e dissertações de mestrado.

As inscrições para participar da Unati seguem cronograma específico e os encontros ocorrem todas as quartas-feiras, das 13h30 às 16h30, nas dependências da UEMS, na Cidade Universitária de Dourados. Para mais informações, acesse o site http://www.uems.br/site/unati/ .

Notícias MS/RMC

Dia do Idoso, Informações, Cursos, Participação, Graduação, Convivência Social

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens