Terça-Feira 07/10/2025 18:08

Fusões e aquisições ganham força no Brasil no 3o tri apesar de eleições

Brasil - Negócios - Potencial do Brasil

Foto: startupi.com.br

As fusões e aquisições ganharam força no terceiro trimestre no Brasil apesar do aumento dos riscos econômicos e políticos, enquanto companhias estrangeiras e empresas de private equity buscam ativos para aproveitar o potencial de longo prazo do país.

Companhias anunciaram acordos avaliados em 23,26 bilhões de dólares no Brasil entre 1º de julho e 30 de setembro, alta de 76 por cento na comparação com os 13,23 bilhões de dólares no trimestre anterior, segundo dados preliminares da Thomson Reuters sobre fusões e aquisições divulgados na quarta-feira. Cerca de 136 acordos foram anunciados durante o terceiro trimestre, acima dos 120 dos três meses anteriores.

A alta dos acordos ocorre enquanto a tensão aumenta antes da mais imprevisível eleição presidencial em 12 anos. As especulações do mês passado segundo as quais a presidente Dilma Rousseff poderia perder para candidatos mais próximos do mercado levou a uma alta da bolsa que foi invertida quando ela superou rivais nos últimos dias.

Compradores estratégicos deixaram a cautela de lado e aumentaram sua exposição ao Brasil para adquirir um ativo específico ou surfar em uma economia com ampla base de consumidores. Empresas como GP Investments e fundos soberanos internacionais como o de Singapura GIC ficaram à espreita, de olho em alvos de setores como turismo e educação.

"Todos os players, locais e estrangeiros, estratégicos ou financeiros, sabem que o Brasil faz sentido para seus planos de negócio", disse Fernando Iunes, diretor do banco de investimento Itaú BBA.

A crescente atividade em acordos de grande complexidade como separações de unidades, saída da bolsa e reestruturação de dívidas levou o Credit Suisse e o Itaú BBA à liderança dos rankings em termos de valor e número de acordos, respectivamente. Fontes da indústria financeira esperam mais anúncios assim que o barulho relacionado à eleição parar.

No entanto, o fluxo de acordos no acumulado do ano, sob impacto da recessão, da redução da confiança e das incertezas políticas, que atrasaram a conclusão de alguns negócios. O número de transações caiu para 375, de 452 um ano antes, apesar do volume financeiro ter subido 46 por cento, para 50,24 bilhões de dólares, segundo o levantamento.

O Rothschild ficou em primeiro em termos de volume financeiro nos primeiros nove meses, depois de atuar em 13 acordos avaliados em 23,26 bilhões de dólares, como a compra da operadora de banda larga GVT pela Telefónica, por 9,83 bilhões de dólares, e dos ativos de laticínios da BRF pela Lactalis, por 233 milhões de dólares.

Devido a razões técnicas, o Itaú BBA só receberá em outubro crédito por seu papel como assessor da operação Telefónica-GVT, a maior operação de fusão e aquisição deste ano.

Quatro anos de estagnação econômica e desvalorização da moeda estão derrubando o preço dos ativos, elevando o apelo de alvos de aquisição e fazendo as ofertas convergirem.

"As bem sucedidas conclusões de acordos que vimos recentemente indicam que a diferença de preços vai cair ainda mais", disse Luiz Muniz, diretor de América Latina do banco de investimento Rothschild.

Reuters/JE

fusões e aquisições, força, terceiro trimestre, riscos econômicos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens