Quarta-Feira 03/09/2025 10:52

Negra Corumbá exalta município por meio das manifestações culturais afrodescendentes

Cultura - Negra Corumbá

Foto:Divulgação

O pôr do sol no Porto Geral de Corumbá anunciou o início da segunda edição do “Negra Corumbá”, evento que celebrou os 236 anos de Corumbá, cidade que tem em sua história e cultura fortes influências do povo negro. Expressões religiosas, musicais e da capoeira marcaram presença no evento que adentrou a noite deste domingo, 28 de setembro.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e sua Gerência de Políticas para Igualdade Racial da Casa da Cidadania, o Negra Corumbá começou ao som da Banda do Comando do 6º Distrito Naval, força armada que, historicamente, introduziu a tradição do carnaval e do samba em nossa região.

O grupo Cia. do Mato intercalou a programação do Negra Corumbá com a apresentação da peça “Um Pé de Circo” que mesclou artes circenses e teatrais num enredo onde o menino Zé é transportado por seres da natureza do mundo real para um mundo fantástico, povoado por borboleta, macaco, garça, gatas, taturanas, pererecas.

Após a pausa teatral, o palco do Negra Corumbá foi tomado pelas expressões religiosas de matrizes africanas com o show “Ritmos do Atabaque”. Pontos de umbanda foram cantados ao som do tambor que marca as cerimônias religiosas. Como a celebração de São Cosme e Damião estava recente, os umbandistas entregaram doces para o público.

Presente no evento, o prefeito Paulo Duarte lembrou a miscigenação do povo corumbaense e da grande importância da raça negra para a formação da sociedade local. “Corumbá é uma terra que tem muito forte o negro que faz parte da nossa vida, nossa História. Nós somos uma mistura de raças, o Brasil, mas Corumbá particularmente. Acima de tudo, combater aquilo que ainda existe de preconceito, fazendo algo que é muito natural à raça negra que está ligada à arte e à cultura”, disse.

A noite seguiu com apresentações de capoeira com o grupo Cordão de Ouro e do mais genuíno samba com conjuntos locais que executaram canções de exaltação ao povo negro em suas letras. As atividades artísticas foram preparadas de forma a promover a autoestima e a autoconfiança dos participantes, por meio do acesso aos bens culturais e artísticos próprios da comunidade afrodescendente de nosso município.

“Corumbá é uma cidade marcada por sua diversidade, trabalha com todos por ser uma cidade 100% cultural, onde se respeita o outro. Estamos aqui na beira do rio Paraguai onde as águas que são tão importantes para a religiosidade de matriz africana nos abençoam, estamos no espaço público para garantir esse acesso a todas as pessoas”, observou a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá e vice-prefeita, Márcia Rolon.

Corumbá possui 71% da população afrodescendentes, sendo 40% mulheres e por isso o município avançou, segundo o gerente de Políticas para Igualdade Racial da Casa da Cidadania, Rogério César dos Santos. “Somos os pioneiros a termos um Estatuto da Igualdade Racial e um Plano Municipal da Igualdade Racial aprovado pela Câmara Municipal se tornando lei. Temos o Conselho Municipal dos Direitos dos Negros, temos várias entidades não-governamentais todas regularizadas com personalidade jurídica e utilidade pública. Temos a ACODEFAL que começou como municipal e, hoie, dá respaldo em todo o Estado. Já fizemos três conferências da Igualdade Racial. Avançamos muito, mas temos muito a negociar porque o racismo está enraizado no povo brasileiro desde nossas origens por isso essas ações na praça para que o povo perceba que temos condições de criar equidade que tanto defendemos”, comentou.

O Negra Corumbá contou ainda com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Cultura de Corumbá, Marinha do Brasil, Moinho Cultural e da Rede de Educação Cidadã do Mato Grosso do Sul (Recid-MS).

Prefeitura de Corumbá/RMC

Manifestações Culturais, Ações, Povo Brasileiro, Racismo, Utilidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens