Segunda-Feira 17/06/2024 01:41

FMI: EUA reduzirem dívida é urgente

Brasil - Economia - Dívida pública

O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu nesta terça-feira que existe "cada vez maior urgência" para que os Estados Unidos adotem "uma estratégia para estabilizar a dívida pública e depois reduzi-la".

Seu último relatório de perspectivas econômicas para América apresentado nesta terça-feira na Cidade do México, o FMI assinalou que "as finanças públicas dos EUA estão em trajetória insustentável".

Lembrou que, de acordo com as projeções orçamentárias das autoridades americanas, a dívida federal em poder do público aumentará de 62% do PIB em 2010 para ao redor de 90% em 2030.

Cálculos mais conservadores do próprio organismo indicam que a dívida federal desse país poderia se aproximar de 95% do PIB no final desta década, e se aproximará "de níveis não vistos desde o período posterior à Segunda Guerra Mundial".

Esta situação que continuará piorando pelo envelhecimento populacional e o rápido crescimento dos custos de saúde exercerá "uma forte pressão de alta sobre as taxas de juros nos Estados Unidos e no mundo", manifestou a instituição financeira.

Pelas estimativas do pessoal técnico do FMI, os EUA devem adotar medidas de economia ao redor de 2,5% do PIB ao ano para alcançar a meta de uma dívida federal equivalente de 77% do produto em 2021.

A isso deverão se somar os planos existentes, que incluem aumentos de impostos para os contribuintes com receitas mais elevadas a partir de 2013, e menores concessões tributárias para certas indústrias.

Reforma na previdência para elevar a idade de aposentadoria, reduzir os benefícios para os aposentados de maiores receitas, eliminar vazios e despesas tributárias regressivas no sistema tributário e, ainda, adotar IVA nacional, entre outras medidas, "contribuiria para reduzir os desequilíbrios fiscais de longo prazo sem comprometer a recuperação em curso", destaca o documento.

"Em vista deste desalentador panorama fiscal é essencial chegar em breve a um acordo sobre uma estratégia ampla de consolidação", que fixe uma meta clara de dívida de médio prazo e aborde o principal fator do déficit de longo prazo: a despesa obrigatória em previdência e serviço da saúde.

Por outro lado, o fundo assinalou que se a escalada dos preços do petróleo continuar, "a recuperação poderia desacelerar significativamente" nos Estados Unidos.

Além disso, considera que "a situação laboral e o mercado imobiliário seguem atuando como obstáculos à recuperação".

O atual ritmo de criação de empregos nos Estados Unidos precisa "acelerar significativamente", já que "sem mais empregos", o aumento do consumo que se observou no quarto trimestre de 2010 nos EUA "tem poucas probabilidades de perdurar, dado que as famílias e os bancos continuam saneando seus balanços e que o crescimento dos salários continua sendo frágil", argumentou.

Portal Exame

Dívida pública, Estados Unidos, FMI

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens