Terça-Feira 14/10/2025 11:04

Campanha do PT distribui panfleto irregular pró-Haddad

Brasil - Política - Campanha Eleitoral

Foto: Veja

O comitê do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, decidiu investir na defesa do prefeito paulistano Fernando Haddad como forma de alavancar o ex-ministro da Saúde na preferência do eleitorado - Padilha amarga meros 9% das intenções de voto - e ajudar a melhorar a popularidade da presidente-candidata Dilma Rousseff, cuja rejeição no Estado chegou a 47% durante a campanha.

O partido já não considerava Haddad um bom cabo eleitoral, mas detectou ainda que  sua baixa popularidade atrapalhava Dilma e Padilha. Nos comícios e caminhadas do PT na capital paulista, passou a ser distribuído um panfleto com elogios ao prefeito. A peça lista obras e projetos da gestão do petista - alguns incompletos, mas que a propaganda trata como "cumpridos".

O site de VEJA recebeu uma cópia do panfleto no dia 20, enquanto acompanhava a caminhada e o comício de Dilma com Padilha em Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista. O prefeito desfilou em cima de uma caminhonete e discursou no palanque montado no Largo Treze de Maio.

Durante a caminhada, cabos eleitorais e militantes petistas distribuíram resmas com o folheto de seis páginas, criado com identidade visual semelhante à usada no material de campanha de Padilha. O texto não atende, porém, as exigências da legislação eleitoral para este tipo de propaganda.

O panfleto omitiu a tiragem (quantidade de cópias impressas) e os CNPJs de quem pagou pela impressão e da gráfica contratada para o serviço. A ausência desses dados impede o controle da Justiça Eleitoral sobre os gastos de campanha declarados e pode configurar "ilícito eleitoral". O Tribunal Superior Eleitoral prevê que o infrator responda por propaganda irregular e abuso de poder econômico, sujeito a multa.

No pé da última página, o panfleto está assinado pela campanha de Padilha, a coligação "Para Mudar de Verdade / PT - PCdoB - PR". A inscrição usa a mesma tipografia da campanha de Padilha. 

A reportagem questionou o comitê de Padilha sobre a autoria do material e o motivo de não haver os registros exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em nota, o Diretório Estadual do PT paulista respondeu que "todos os materiais de campanha são produzidos conforme prevê a legislação eleitoral". "O PT-SP e campanha de Alexandre Padilha não produziram tal material", disse a assessoria de imprensa do partido.

Na primeira página, o texto diz: "Haddad prometeu e cumpriu. Nunca se investiu tanto em São Paulo", ao lado de uma ampla foto do prefeito com o ex-presidente Lula. Logo abaixo, aparecem mais duas fotos de Haddad, uma com Dilma e outra com Padilha. Colorido predominantemente em vermelho e branco, o impresso lista promessas de campanha de Haddad em 2012 e dá como realizadas até as que não foram atingidas. As promessas vêm ao lado de um selo com a palavra "cumpriu".

Principal compromisso da campanha municipal há dois anos, o plano "Arco do Futuro", que previa uma série de obras e intervenções viárias, recebeu o carimbo "cumpriu", ao lado de um texto que cita novas regras do Plano Diretor da Cidade, de incentivo à instalação de empresas na periferia.

Na verdade, o "Arco do Futuro" incluía compromissos mais amplos, entre eles novas avenidas de apoio na Marginal Tietê - projetos que foram abandonados pela prefeitura por falta de verba, no ano passado.

A rede "Hora Certa" de ambulatórios e laboratórios para exames de imagens e cirurgias, principal bandeira de Haddad para a Saúde, também já aparece como promessa cumprida no panfleto eleitoral. O PT informa que Haddad já inaugurou dez unidades da rede, seis fixas e quatro móveis. O prefeito, porém, prometeu 32, uma em cada subprefeitura. O texto ainda elenca que "Haddad fez mais pela saúde: 409 novos médicos pelo programa Mais Médicos". No entanto, dados obtidos pela reportagem por meio da Lei de Acesso à Informação revelam que a prefeitura recebeu 252 médicos do programa.

Na Segurança Urbana, por exemplo, a propaganda eleitoral petista reduz um compromisso assumido por Haddad para carimbar que o prefeito também "cumpriu" a promessa de "modernizar e capacitar a Guarda Civil Metropolitana (GCM)". "Foram capacitados 2.206 GCMs em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos", diz o texto.

Na verdade, o efetivo que recebeu o treinamento é apenas um quarto daquele que o prefeito assumiu preparar. O plano de metas da gestão Haddad, registrado por meio de lei municipal, revela que a prefeitura se comprometeu a capacitar "6.300 agentes da GCM em Direitos Humanos e 2.000 em Mediação de Conflitos".

Dedicação

Antes com participações discretas em caminhadas com Padilha nos fins de semana, Haddad assumiu uma postura mais combativa em setembro, após cobrança do ex-presidente Lula. Na semana passada, Haddad começou a aparecer na TV pedindo votos para candidatos a deputado do PT.

A estreia do prefeito no horário eleitoral só ocorreu, porém, depois que os marqueteiros detectaram uma recuperação na popularidade de Haddad. A desaprovação da gestão petista caiu de 47% em junho para 28% em setembro, enquanto a aprovação subiu de 15% para 22%. A melhora foi impulsionada pela aprovação do projeto de expansão de ciclovias na cidade. Padilha pegou carona no projeto e passou a fazer pedaladas com Haddad e secretários da prefeitura aos domingos.

No comício em que o folheto pró-Haddad foi distribuído, o prefeito fez um discurso duro contra o governador de São Paulo e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), com quem mantém relação cordial.

"O pessoal fala de democracia. É (sic) vinte anos esperando uma troca de comando no Estado. Vocês estão satisfeitos com a segurança pública, com o Ensino Médio estadual, com o ritmo das obras do metrô? Para isso tem remédio, chama-se Alexandre Padilha governador. Nós precisamos de um sujeito acelerado para tocar as obras", bradou no palanque em Santo Amaro.

O discurso rápido, direto, com direito a voz rouca e erros de concordância verbal destoou da postura mais comedida e do estilo polido de falar de Haddad. Ele estava empolgado. Militante do PT, Frederico Haddad, filho do prefeito, acompanhava o ato político. E Haddad foi afagado por Dilma: "Nós somos o trio, o prefeito, o governador e a presidenta que vai fazer muito por São Paulo".

Veja/JE

comitê do candidato, Alexandre Padilha, prefeito paulistano, panfletos irregulares

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens