Sábado 07/06/2025 11:23

Centro Cultural recebe mostra Touch – Olhe, Toque e Modifique! de Raquel Alvarenga

Cultura - Exposição

Foto:Divulgação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inaugura na quarta-feira (24), às 19 horas, no foyer do Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a exposição “Touch – Olhe, Toque e Modifique!”, da artista plástica Raquel Alvarenga.

A mostra conta com setes obras que convidam o espectador a participar da construção de novas composições abstratas. Por meio de peças geométricas móveis imantadas em quadros de zinco os visitantes poderão alterar a arte partindo de uma composição inicial pronta.

“Geralmente quando entramos em um lugar em que existam obras de arte nos aproximamos pela curiosidade de compreendê-la. Na maioria das vezes a curiosidade transpassa a vontade visual e passa a ser sensorial. Queremos saber do que foi feita, qual a textura, se liso, frio ou firme. Para alguns artistas essa necessidade do espectador facilita a participação em suas obras, transpassando o limite do apreciar”, explica Raquel Alvarenga.

Na exposição a participação é de extrema importância, pois a obra nunca está acabada, pode ser constantemente modificada em sua composição e estética. “Não esta longe das funções interativas do cotidiano, já que aparelhos celulares, caixas de banco, redes sociais, jogos com sensor de presença já fazem parte do cotidiano, facilitando o acesso e produzindo divertimento. A obra de arte aberta facilita a intimidade com o espectador. O artista é só um meio para isso”, completa a artista.

Raquel Alvarenga é artista plástica formada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduada em Artes Visuais - Cultura e Criação pelo Senac. Professora de Artes concursada na Rede Estadual de Ensino, ela possui grande experiência na área de Artes, além de realizar exposições, oficinas artísticas e projetos culturais.

Serviço

A exposição permanece aberta até 20 de outubro e pode ser visitada de terça a domingo, das 8 às 21 horas. Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho ou pelo telefone 3317-1795.

Notícias MS/RMC

Novas Composições, Obras, Oficinas Artísticas, Projetos Culturais, Exposições

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens