Terça-Feira 14/10/2025 00:33

Conheça a possível nova capital da Argentina

Mundo - Geral - Nova Capital Argentina

Foto: Turismo Santiago del Estero

Há algumas semanas, a presidente da Argentina Cristina Kirchner declarou ser possível que, em breve, o país transfira sua capital, que hoje é Buenos Aires, para outro lugar. E a potencial escolhida é uma pacata cidade chamada Santiago del Estero, que é capital da província de mesmo nome.

“É uma ideia que temos que discutir e pensar entre todos os argentinos”, declarou a chefe de estado ao jornal La Nacion. Uma das razões para a mudança, explicou o jornal The New York Times (NYT), é a vontade do país de explorar a região norte, que fica localizada num ponto praticamente central entre os oceanos Pacífico e Atlântico.

Também existe um aspecto cultural envolvido, considera o NYT. Há uma ideia de que a população argentina que vive em outras províncias se sente desconectada de Buenos Aires. A cidade, fortemente influenciada por uma herança europeia, contrasta com a realidade de outras regiões que, em sua maioria, contam com a agricultura e a extração mineral como principais fontes de renda.

Mãe das cidades

Santiago del Estero tem pouco mais de 250 mil habitantes e é conhecida popularmente como “a mãe das cidades”, por ser a mais antiga da Argentina. Há dúvidas sobre o ano exato de sua fundação, mas, de acordo com informações no site da prefeitura local, a cidade surgiu em 1550.

É ainda um dos principais destinos turísticos no país, famoso pelas Termas do Rio Horno e também por seus monumentos históricos.

Mudança

Esta não é, contudo, a primeira vez que a Argentina pensa em trocar sua capital, conforme lembra o jornal The Telegraph. Nos idos de 1850, foi sugerida que a transferência fosse para uma pequena ilha chamada Martin Garcia, localizada no Rio da Prata. Mais recentemente, em 1983, o então presidente Raul Afonsín também lançou a ideia de mudança de capital. Desta vez, o destino era Viedma, na região da Patagônia.

Apesar de ter sido amplamente divulgada, a ideia de Cristina foi muito criticada. “Não há dinheiro para evitar o calote, mas há para essa transferência faraônica de capital”, disse o economista José Luis Esport, no Twitter. Para um analista ouvido pelo NYT, contudo, não há motivos para preocupação, pois a declaração de Cristina teria apenas um caráter “simbólico e nada mais”. 

Gabriela Ruic/Exame/JE

presidente da Argentina, transferimento da capital, Buenos Aires, outra cidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens