Administrador, protagonista de mudanças na sociedade
Brasil - Negócios - O Administrador
Foto: pt-br.facebook.com
A profissão de Administrador completa 49 anos neste mês de setembro. Ao longo desses anos, houve vários avanços em prol do desenvolvimento da profissão, no entanto, ainda há muito o que fazer.
A administração profissional é essencial e devemos trabalhar para mudar a percepção das empresas públicas e privadas, das instituições de ensino, das entidades e demais setores da sociedade em relação a essa questão. A responsabilidade é grande.
A administração, apesar de ser uma profissão ainda jovem, já encontra seu lugar consolidado como preferência entre os estudantes. Segundo o último Censo da Educação Superior, é a campeã entre os matriculados no Brasil. O curso teve mais de 800 mil matrículas em 2012, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
É nossa função demonstrar aos jovens administradores a responsabilidade da área em que estão ingressando e intensificar as ações em prol da qualificação e do desenvolvimento profissional. Nossas instituições de ensino superior precisam de atualização permanente e o governo deve criar instrumentos que incentivem a qualificação; as empresas também precisam fazer a sua parte e investir no desenvolvimento desses jovens que irão ingressar nos quadros profissionais.
Sabemos que boa parte das deficiências de uma organização, seja nas empresas públicas ou privadas, pode ser superada por meio da administração profissional. Em meio aos problemas de gestão que encontramos nas empresas e no país, há muito que se pensar sobre a responsabilidade de gestores capazes de administrar as organizações.
Frente a isso, a partir deste ano, os administradores passaram a contar a Certificação Profissional por Experiência, na ênfase Recursos Humanos. A inédita iniciativa do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRAs) - de caráter não obrigatório - tem o objetivo de facilitar a inserção dos profissionais capacitados no mercado de trabalho, com foco na qualidade do trabalho e atualização permanente. Posteriormente, as próximas áreas oferecidas serão Finanças/Orçamentos, Mercado/Marketing e Materiais/Logística/Produção.
Buscamos incessantemente cumprir as nossas metas consolidando a presença do CRA-SP e ampliando a nossa representatividade nas regiões mais importantes do Estado. Para isso, temos realizado diversas atividades que buscam inserir o administrador no centro das discussões. Hoje somos 70 mil administradores e empresas registradas no Estado de São Paulo.
Atuamos fortemente na captação de registros, fortalecendo o trabalho de fiscalização e defesa da nossa profissão. Estamos preocupados em oferecer ferramentas de gestão que melhorem a performance das atividades do administrador e divulgamos as melhores práticas de gestão. Nossa missão é zelar pela ética profissional, promover a cidadania, defender a sociedade em um entendimento alicerçado na certeza de que é necessário substituir amadores por administradores socialmente responsáveis.
Eu não poderia deixar de dizer que sabemos que são muitos os desafios para a área de Administração, porém, os administradores são agentes de mudanças, acostumados a alterar os rumos das empresas para torná-las mais competitivas. Não é diferente em nosso Conselho.
Creio que principal desafio continua sendo mostrar que para exercer a profissão é preciso ser qualificado e estar habilitado para isso. O caminho rumo à eficiência da administração pública e privada requer a conscientização e determinação de toda a classe para mostrar à sociedade o papel fundamental do administrador quando se fala em eficácia e eficiência de gestão.
Walter Sigollo/Administradores/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão