Segunda-Feira 01/09/2025 15:30

Governo inicia atendimento para emissão de RG por agendamento on-line no interior do Estado

Estado - Ações Públicas - Agendamento Eletrônico

Foto:Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), iniciou hoje (1°) o atendimento para emissão de Carteira de Identidade a partir do agendamento eletrônico. O serviço foi implantado desde o dia 25 de agosto, garantindo aos moradores dos municípios de Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas agilidade e comodidade ao solicitar o serviço via internet, no endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ .

 De acordo com o responsável pela Superintendência de Segurança Pública (SSP) da Sejusp, delegado André Matsushita Gonçalves, a mudança será de forma gradual, como ocorreu em Campo Grande (MS). “Inicialmente 50% dos atendimentos serão on-line e os outros 50% presenciais através da distribuição de senhas nos postos”, explica o superintendente da Sejusp.

Em outubro o percentual de agendamentos on-line subirá para 75%, sendo apenas 25% do atendimento com a distribuição de senhas, já a partir de 1º de novembro os atendimentos para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade serão 100% agendados pela internet. “Vamos aumentar gradativamente os agendamentos até que a população tenha conhecimento e se adapte à mudança”, explica Rubens Cyles Pereira, diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul.

Outra novidade para agilizar o atendimento e acabar com as filas em Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Corumbá é o incremento no número de atendentes. “Mais peritos papiloscopistas estão sendo contratados para estes e outros municípios, através do Concurso Público de Provas e Títulos da Polícia Civil, que entra esta semana na oitava fase, com a matrícula no curso de formação”, anuncia o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Segundo o secretário Jacini, durante o mês de julho foram emitidos em todo o Estado mais de 16 mil carteiras de identidade. “Resultado das adequações que estamos fazendo e tecnologias que estão sendo implantadas pelo governo do Estado que fizeram o número de emissão saltar de 12 para 16 mil mês”, explica.

O diretor do Instituto de Identificação lembra que o agendamento eletrônico foi implantado em Campo Grande em outubro do ano passado. “Foi justamente quando a primeira emissão do RG passou a ser gratuita, o que aumentou a procura pelo documento, as adaptações, tanto nossas, quanto da população foram satisfatórias e hoje não temos mais filas nos Postos de Identificação e o mesmo deve ocorrer também nessas cidades”, diz Cyles.

Como agendar

Para fazer o agendamento eletrônico o cidadão deve acessar o endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ ou utilizar o atalho no site da Sejusp (www.sejusp.ms.gov.br), clicando no banner localizado no lado direito da página. Ao realizar o agendamento, o cidadão será informado da relação de documentos necessários para obtenção da identidade ou da segunda via, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, endereço do Posto de Identificação escolhidos e o protocolo de agendamento.  

Vale lembrar que a primeira emissão do RG é gratuita e que o agendamento eletrônico está disponível apenas para os municípios de  Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas.

Notícias MS/RMC

População, Agendamento, Serviço, Adptações, Identificação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens