Quarta-Feira 03/09/2025 07:48

Corumbaense deixa a informalidade, monta empresa e ganha a vida vendendo pastel

Empreendedorismo - Pastelaria

Foto:Divulgação

Outro caso de sucesso foi identificado pela Secretaria de Indústria e Comércio. Trata-se de Edna Taborga Coelho que, em 28 de fevereiro deste ano, saiu da informalidade e se tornou uma Microempreendedora Individual (MEI), que resultou em seu novo empreendimento, a “Pastelaria Real”, localizada na Rua América, 1298, que tem atraído um grande número de clientes a cada dia que passa.

e acordo com a empresária Edna, a ideia de montar a pastelaria saiu durante uma conversa em roda de tereré com a cunhada, Cecília Evanise Coelho. “A vizinhança sempre perguntava se sabíamos de um local onde vendia pastel. Um belo dia, a minha cunhada me falou: vamos montar uma pastelaria. Aceitei porque achei que a ideia poderia dar certo, apesar de não termos nenhum equipamento e não saber fazer nenhuma parte na preparação do pastel. Meu conhecimento era somente da parte administrativa”, confidenciou.

Edna lembra que nessa época, a sua cunhada estava com câncer, em tratamento, mas como ela não queria ficar parada, insistiu para montar a pastelaria.

“Fui atrás de um imóvel e, para nossa sorte, vimos que esse prédio da esquina da casa dela estava vago. Conversei com o proprietário e acabamos assinando um contrato de apenas seis meses, como teste. Ele mesmo achava que a nossa ideia não ia dar certo”, explicou.

Com local definido, restava acertar “como seria esse pastel. A sugestão da minha cunhada foi fazermos um pastel grande, como o que ela tinha comido em São Paulo, grande e bem recheado. No início a moça que trabalhava com a minha cunhada emprestou a máquina para bater a massa e a mesa para a gente”, explicou.

A mesa, no entanto, teve que ser trocada, em atendimento a uma exigência da vigilância sanitária. “Fizemos um empréstimo e compramos mesa correta, e começamos a trabalhar. Ela se encarregou do recheio, aproveitando que era sempre ela que fazia comida em grande quantidade, nas quermesses na Igreja. Fomos aperfeiçoando a receita da massa que haviam nos ensinado, e, com o tempo, também aprendi a fazer o pastel. Hoje sei fazer todas as partes”, lembrou.

No início, o trabalho era dividido entre Edna, a filha, o marido e sua cunhada. “No primeiro dia, abrimos às 11 horas para atender o pessoal da igreja e para que o pastor desse a sua benção. Todos ficaram impressionados com o tamanho do pastel e com o recheio”, comentou.

“Quem estava aqui filmou e colocou no facebook. Quando foi a noite isso aqui estava cheio, não tinha mais onde as pessoas sentarem. Acabei tendo que ligar e pedir mais cadeiras para que pudéssemos acomodar todos. Naquele dia, já nos conscientizamos que aquilo não era mais brincadeira, que tinha virado coisa séria”.

A empresária informou que, com o passar do tempo, o quadro clínico de sua cunhada se agravou e ela que antes ficava no caixa e nas compras, teve que arregaçar as mangas. “Acabei contratando mais uma funcionária para me ajudar”, disse, para em seguida revelar que chegou a pensar em desistir. “Mas, minha cunhada que estava na UTI, me disse que eu não podia desistir tinha que ter forças e continuar. Fiquei com isso na cabeça e fui levando. Ela faleceu fáz um mês e, por ela, decidi continuar e mostrar que eu podia levar isso aqui adiante”, revelou, em ocionada.

Novos funcionários

Hoje a pastelaria conta com quatro funcionárias. São sete pessoas trabalhando, contando ela, o marido e a filha. Diante do sucesso alcançado, Edna já visualiza um voo mais alto: está deixando de ser uma Microempreendedora Individual, para montar a uma pequena empresa.

A Pastelaria Real oferece 16 tipos de pasteis: 12 salgados que variam dos sabores tradicionais de carne e queijo, até pastel de camarão e estrogonofe, além de quatro sabores doces.

E quem desejar saborear estas delícias, é só dar uma passadinha na Rua América, 1298, de segunda a sábado, no período das 07 às 13 horas e das 15 às 22 horas, e provar mais um caso

Prefeitura de Corumbá/RMC

Conhecimento, Novo Empreendimento, Trabalho, Vigilância Sanitária

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens