Sexta-Feira 11/07/2025 15:11

13º encontro de Educadores de São Gabriel do Oeste debate Novos Tempos na Educação

Ações Públicas - 13° Encontro de Educadores de São Gabriel

Foto:Divulgação

Cerca de 600 pessoas de vários municípios do estado estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (27), na abertura do 13° Encontro de Educadores de São Gabriel do Oeste e da 12ª Semana Pedagógica  de Educação a Distância-UFMS, reunindo profissionais da educação, no Centro Cultural de Tradição e Amizade (CCTA) em São Gabriel do Oeste.

O evento que este ano abordará o tema “As Gerações e os Novos Tempos: Mais Desafios - Mais Educação - Mais Participação, iniciou-se pela manhã, com a apresentação cultural da Fundação de Cultura de São Gabriel do Oeste (Fungab), brindou o público presente com a declamação do conto “Qual é a Cor do amor” feita pela cantora Ely Policarpo acompanhada de um corpo infanto juvenil da Cia de Ballet da Professora Li Albertini.

Em seguida, as autoridades foram convidas a formar a mesa de autoridades, onde após o canto do Hino Nacional, do Estado e do Município, os mesmos puderam deixar suas mensagens sobre o encontro, que foi declarado oficialmente aberto pela secretária de Educação Cultura e Desporto do município Elisabetha Gricelda Klein.

Em sua mensagem, a secretária colocou que é imprescindível que as mudanças aconteçam, que um primeiro passo seja dado para que o resultado, tanto do Professor, quanto da Escola e da Comunidade seja um só. “Uma Escola que possa ampliar a formação do cidadão, como ser participativo e ativo, consciente de seu papel, capaz de fazer escolhas condizentes com os valores que lhe foram transmitidos, enfim, uma Escola que eduque para a humanização e para a vida democrática e participativa’, declarou a secretária, comentando a respeito do tema do evento este ano.

O presidente da Câmara de Vereadores e Doutor em Educação Marcos Paz (PT), representante do Poder Legislativo na mesa de autoridades, sugeriu em sua fala a realização de debates sobre a carga horária e de avanços  na carreira profissional do educador, propondo também o aprofundamento nas discussões sobre a evasão escolar.

"Em meio as diversas discussões que iremos realizar neste encontro creio que poderíamos fazer uma reflexão sobre vários temas fundamentais para os profissionais da educação como; a escola integral, a reformulação do estatuto dos educadores e do combate a da evasão escolar" declarou o vereador.

Em sua fala, o prefeito de São Gabriel do Oeste Adão Rolim, após os cumporimentos formais comentou falando sobre o orgulho e a satisfação que o município tem em receber todos visitantes para o evento, que segundo será coroado com êxito, como os anteriores.

O prefeito também frisou em seu discurso, a importância de se investir na educação, no conhecimento, no saber, como tem feito desde sua primeira gestão num processo contínuo já que nos tempos atuais ensinar, neste sentido, é criar as condições que favoreçam a aprendizagem. “Temos buscado dentro de um planejamento junto a equipe da Secretaria de Educação um ensino melhor, escolhendo conteúdos relevantes a serem propostos, bem como estratégias que favoreçam de maneira eficaz a aprendizagem, finalizou o prefeito Adão rolim, rendendo homenagens a todos os professores presentes no evento, que segundo ele, estão fazendo seu trabalho com excelência.

Após a fala das autoridades, os educadores puderam participar de um ciclo de palestras e oficinas com docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Neste ano, o Encontrão, como também é conhecido, contou com a participação de diversos palestrantes de expressão nacional, como o professor doutor Júlio C. Furtado/ RJ, professora doutora Nilda Silva Pereira/MS e o professor doutor Dado Schneider/RS. Também foram realizadas 10 oficinas abordando diferentes temáticas relacionadas a educação.

A realização do evento é da Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), rede de Educação a Distancia (EaD) e Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a parceira da Fundação SM, Unigran Net e Editora Vozes.

Prefeitura de São Gabriel do Oeste/RMC

Encontro de Educadores, Carreira Profissional, Discussões, Satisfação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,419
Euro 6,383
Franco suíço 6,823
Yuan 0,756
Iene 0,038
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens