Quarta-Feira 03/09/2025 14:16

Moradores recebem orientação sobre como agir em contato com onça

Ações Públicas - Meio Ambiente

Imagem:Divulgação
De casa em casa e até mesmo quem transitava pelas ruas era abordado a fim de transmitir a forma correta de agir em caso de um contato inesperado com uma onça-pintada, felino que tem, devido à prolongada cheia do Pantanal este ano, aparecido com frequência na área urbana do município, sobretudo em regiões margeados pelo rio Paraguai, como é o caso do bairro Cervejaria.

O morador Manuel de Arruda recebeu com cordialidade a equipe e afirmou que o trabalho é importante para levar a mais pessoas a prudência que o senhor diz que já adota em seu dia-a-dia. “A gente já está preparado pra não jogar pedra, não se aproximar. O melhor é se afastar e chamar as autoridades para fazer o resgate dela”, comentou.

Rosângela Ribeiro de Arruda mora no Cervejaria desde que nasceu e afirma que sempre em épocas de cheia há relatos da presença do animal, porém nunca o avistou. Ela ouviu as orientações das equipes que ainda alertaram sobre a proteção que as onças possuem pela legislação federal.

Segundo a lei 9605/98, “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”, prevê detenção de seis meses a um ano, acrescida de multa.

Com duas filhas pequenas, Edileuza Aires de Souza, também conhece relatos da presença do felino no bairro, porém o contato com o felino nunca aconteceu. “A melhor coisa é prevenir e não se aproximar. Não pretendo dar de cara com uma”, diz a senhora que afirma ter atenção redobrada, principalmente, no período da noite, pois a onça é um animal de hábitos noturnos.

A bióloga Marina Daibert, da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, lembra que raramente esses felinos atacam humanos e que a prudência e cautela são elementos essenciais em caso de um contato com o felino. “Qualquer animal silvestre a população tem que contatar ou o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar Ambiental. A gente se preocupa mais com a onça porque muitas ocorrências vem aparecendo”, lembrou.

Todos os moradores abordados receberam um panfleto explicativo com as principais orientações sobre a correta forma de agir em contato com o animal silvestre. “Fizemos de questão de produzir numa linguagem bem simples, mas eficaz como forma de atingir qualquer leitor”, explicou a bióloga.

Com a mudança de estação se aproximando, outro fator climático também influencia no aparecimento de animais na zona urbana, por isso esses cuidados devem ser incorporados para serem usados em qualquer época do ano na cidade que é considerada o coração do Pantanal.

“Apesar da cheia ainda estar muito alta, já começamos o período de estiagem quando temos, infelizmente, as queimadas nas morrarias, então estamos sendo acometidos por essas duas condições”, avaliou.

Nos próximos dias, as equipes ainda devem visitar os bairros Beira Rio, Universitário, além da região avenida rio Branco e também a cidade vizinha de Ladário.

Conheça as recomendações do panfleto educativo:

Nunca se aproxime da onça. Não tente tirar fotos ou filmar;

Nunca vire as costas e saia correndo. A onça pode te confundir com uma presa;
Não atire pedras e outros objetos na onça;
Não grite com a onça;
Não tente espantar ou capturar o animal;
A onça é um animal mais ativo logo após o pôr do Sol até as primeiras horas do amanhecer, então evite permanecer próximo  aos locais de avistamento, nesses horários, principalmente com crianças;
Nunca mate uma onça. Isto é crime ambiental e pode dar cadeira e multa.
Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar Ambiental (3231-5201).

Corumba.MS/盧卡斯

Meio Ambiente, Saúde, Departamento de Meio Ambiente, desenvolvimento, gerencia, sensibilizando

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens