Pesquisadores e empresariado de MS partem em Missão na Europa
Estado - Ações Públicas - Missão
Foto:Divulgação
Representantes de instituições de pesquisa e empresariais embarcaram ontem, em Campo Grande, com destino final à Europa em missão de benchmarking internacional de tecnologia, educação empreendedora e sustentabilidade.
O grupo, que conta com representantes da Famasul, Fecomércio (Senac/Sesc), Fiems, Fundect, Sebrae, UCDB e UFMS, visita institutos, universidades e centros tecnológicos de referência em cidades da Alemanha, Suíça e Reino Unido; retornando ao País no dia 6 de setembro.
A diretora técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no MS, Maristela França, explica que a ação foi decidida no ano passado, em conjunto com a UFMS e a Fundect (entidades que fazem parte do Conselho Deliberativo Estadual – CDE – do Sebrae), através do planejamento estratégico para 2014. "Ao retornar, teremos um grupo de trabalho com todos os envolvidos para analisar a aplicabilidade das práticas que veremos lá; respeitando e se adequando à realidade do estado”.
Para Jeovan de Carvalho Figueiredo, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que também integra o CDE, é fundamental conhecer países referência em empreendedorismo e inovação que mais entregam resultados à sociedade; entendendo como este funcionamento impacta no desenvolvimento econômico. "A Alemanha é um dos países que mais detêm patentes no mundo e a Suíça é conhecida pela rapidez como os negócios são feitos e se gera renda”, destaca.
O roteiro inclui, entre outras, visitas ao TechnologiePark Dortmund – incubadora de mais de 280 empresas que empregam cerca de 8.500 pessoas; ao Entrepreneur Club, em Zurique – clube de apoio ao Empreendedorismo, que conta com mais de 18 mil estudantes de 110 países; e ao Schumacher College – instituição que há mais de 20 anos trabalha com foco no aprendizado interativo e participativo, pela vivência em Cultura, Inovação e Sustentabilidade.
"Queremos utilizar esta experiência para inovar aqui, por meio da criação e fortalecimento dos Parques Tecnológicos”, diz Marcelo Turine, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect). Para Luiz Cláudio Fornari, presidente do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (Fiems), a responsabilidade das instituições é grande para difundir o conhecimento. "O mundo está com o desenvolvimento tecnológico muito acelerado.
Precisamos nos situar. Ou você acompanha ou fica de fora do mercado em qualquer atividade”, afirma. "Só o constante conhecimento pode colocar o Brasil e o estado na vanguarda”, conclui o também integrante do Conselho Deliberativo do Sebrae no estado.
Dourados Agora/RMC
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito