Terça-Feira 28/10/2025 09:02

Eleições têm influência reduzida sobre recuperação do Ibovespa ao longo do ano

Brasil - Economia - Eleições 2014 e Ibovespa

Foto: veja.abril.com.br

Após atingir a mínima do ano em março, o Ibovespa engatou um movimento de alta, mantendo-se acima dos 50 mil pontos e próxima de atingir os 60 mil pontos. A divulgação de pesquisas eleitorais tem sido dada como justificativa para explicar os movimentos de alta mais forte, como o verificado ontem, quando o índice fechou com ganho de 2,27%. 

De acordo com uma pesquisa feita pela XP Corretora, explorando as expectativas individuais de seus clientes, em caso de vitória da Dilma, a pesquisa mostra que 90% dos consultados acreditam que o Ibovespa cairá abaixo dos 40 mil pontos.

Se Marina Silva (PSB) ganhar, a expectativa é o índice acima dos 50 mil pontos. O cenário mais otimista, considera a vitória de Neves, com o índice superando os 60 mil pontos.

No entanto, associar o desempenho do pregão única e exclusivamente aos movimentos no front político pode ser considerado superficial, tendo em vista os eventos internos e externos que têm influenciado o índice.

Para o diretor da Mirae Asset Securities, Pablo Spyer, após a mínima do ano a Bolsa voltou a subir e encerrou março em 50.414 pontos. No mesmo momento, foi divulgada a primeira pesquisa eleitoral mostrando o candidato Aécio Neves (PSDB) na segunda posição, mas com possibilidade de melhorar os números.

No entanto, Spyer lembra que a crise geopolítica na Rússia começou a se intensificar e muitos investidores que tinham dinheiro alocado naquele país saíram e começaram a migrar para países emergentes, entre eles o Brasil. “A Bolsa começou a subir e alguns investidores falaram que é por pesquisa eleitoral e, não era", afirma.

“O índice é uma fórmula de vários fatores exógenos, macro e micro, aqui e lá fora. Não é verdade explicar o movimento da Bolsa só com pesquisa eleitoral”, pondera.

O economista-chefe do grupo Órama, Álvaro Bandeira, também não acredita que as eleições tenham um peso tão decisivo sobre o Ibovespa, como a pesquisa da XP Investimentos, divulgada na semana passada, dá a entender. “O cenário eleitoral influencia diretamente o desempenho das ações de empresas sob gestão do governo, como a Petrobras, as companhias do setor de energia elétrica e o Banco do Brasil. As variações são momentâneas e seus efeitos são de curto prazo”.

Segundo Bandeira, a médio e longo prazos, a tendência é de que a Bolsa continue sua trajetória ascendente, impulsionada pela força dos investidores estrangeiros e pela defasagem de valores das ações brasileiras. “Entraram no País desde o início do ano cerca de US$ 17 bilhões para investir num mercado acionário subvalorizado, ainda muito distante do teto que atingiu antes da crise financeira”.

Segundo o profissional, mesmo com a deterioração das contas públicas brasileiras, o cenário internacional ajuda. Nos EUA, a economia da sinais mais forte de recuperação, enquanto na Europa, e expectativa é de mais incentivos para tirar o bloco da estagnação.

Outro fator a animar Bandeira é a recuperação dos resultados financeiros das empresas brasileiras. “Chegamos ao fundo do poço neste segundo trimestre. A partir de agora a tendência é de melhora. As empresas se ajustaram e já vão buscar resultados que não obtiveram no primeiro semestre”, conclui Bandeira.

Spyer observa ainda que o aumento do volume de negócios no índice futuro sinaliza que o investidor está otimista com o Brasil.

“É um momento de otimismo. Externamente há mais confiança no Brasil”, diz. No caso das opções de venda estarem crescendo, confirma uma operação de hedge, em que o investidor aposta na alta, mas tem a opção na queda, caso haja mudança de rumo.

Para o gerente de renda variável da H. Commcor, Ari Santos, ressalta que o investidor de curto prazo vem operando em cima do resultado das pesquisas eleitorais, o que pode explicar o movimento de alta do Ibovespa cada vez que a pesquisa mostra que a presidente Dilma Rousseff, candidata a reeleição, está perdendo espaço para os adversários.

“A alta vem sendo pautada em pesquisas e não nos fundamentos das empresas e da economia”, avalia, ressaltando ainda que passado o momento eleitoral, o mercado tende a voltar à racionalidade.

“O investidor vai voltar a olhar o que de fato pesa, inflação, PIB, superávit, resultado das empresas, etc”, pondera. Ele ressalta ainda que seja quem for o novo presidente o fundamental é adotar medidas que tragam a economia para a rota de crescimento.

O professor do Ibmec-DF, especialista em administração financeira e finanças empresariais, José Kobori, o movimento da Bolsa tem sido influenciado, prioritariamente, pelas pesquisas eleitorais, mostrando que o investidor está insatisfeito com o atual governo. 

Sobre comentários que analistas de instituições têm feito em relatórios sobre o impacto da eleição no movimento da Bolsa, o sócio da área de mercado de capitais do Veirano Advogados, Carlos Lobo, ressalta que é uma opinião pessoal e não representa a voz da instituição a qual ele trabalha.

“As instituições tendem a se posicionar, quando necessário, de maneira oficial, e não por meio de analistas. As opiniões de um analista são respeitadas por isso, pela profundidade e pela seriedade do trabalho que ele faz.” 

Brasil Econômico/JE

mínima atingida, Ibovespa, movimento de alta, divulgação de pesquisas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens