Quinta-Feira 04/09/2025 18:09

Povo das Águas detecta problemas recorrentes e elabora projeto para atender ribeirinhos

Saúde - População Ribeirinha

Foto:Divulgação

Com uma média superior a três procedimentos por paciente, os atendimentos odontológicos realizados nesta última edição do Programa Povo das Águas, que chegou às comunidades da região do Taquari na última semana, foram parte importante dentro da programação que levou, além de ações de Saúde, Assistência e Educação para a população ribeirinha.

O coordenador de Saúde Bucal de Corumbá, Cláudio Alencar, que integra equipe do Povo das Águas, contabilizou 101 pacientes e 349 procedimentos, desde os mais incisivos como extrações até os preventivos, incluindo aplicação de flúor.

Por serem comunidades que estão localizadas numa das regiões mais distante da área urbana de Corumbá, o acesso desses moradores a serviços para a saúde e bem-estar bucal, torna-se praticamente inacessível. Somado a isso, fatores culturais contribuem para lesões severas nas estruturas dos dentes.

“Infelizmente, ainda temos um grande número de extrações porque, nessas regiões, é pregada a utilização do dente até que ele estrague na boca. Muitas vezes, o trabalho preventivo não tem como surtir efeito porque a lesão é irreversível”, comentou Alencar ao revelar que já está em fase de aprovação um novo projeto intitulado “Prótese nas Águas”.

“Ele consistirá na levada de profissionais até essas pessoas para a confecção de próteses, a fim de devolver a saúde, a autoestima e todos os benefícios adquiridos com uma dentição completa”, comentou o coordenador.

Avanços

Entretanto, num comparativo com a faixa etária infantil, Cláudio observa avanços no trabalho realizado ao longo das várias edições do projeto Povo nas Águas. Ele se mostra bastante otimista com o quadro vislumbrado em várias comunidades.

“Acredito que evoluiu bastante. Ainda presenciamos casos de cáries e quadros de dor nos dentes, mas, de um modo geral, esse número reduziu sobretudo nas crianças, nessa nova geração de ribeirinhos que absorvem com maior facilidade as orientações preventivas sobre a correta escovação que sempre repassamos durante nossas visitas”, afirmou.

Ele ainda explicou que a constância das visitas da equipe Povo das Águas é ponto primordial para o bom desempenho do trabalho odontológico, afinal, assim como ainda acontece na cidade, a figura do dentista é bastante temida e o ganho de confiança, a relação que se forma entre o ribeirinho e o profissional ajuda imensamente em qualquer ação dessa natureza.

“Trabalhamos esse acolhimento. Hoje, conhecemos um a um pelo nome. Formamos ao longo desses anos, uma relação de amizade e confiança que é fundamental ao atendimento odontológico. É dessa forma que a gente busca driblar essa desconfiança que é uma característica de comunidades que vivem distantes”, comentou Cláudio sobre o que, segundo ele, é uma das maiores recompensas do trabalho realizado junto às comunidades pantaneiras atendidas pelo programa Povo das Águas.

Além da assistência odontológica, o Programa oferece aos ribeirinhos demais atividades formuladas pela Secretaria Municipal de Saúde, bem como pelas secretarias de Educação, Produção Rural e de Assistência Social e Cidadania, além da Defesa Civil e da Fundação do Meio Ambiente. Participam do programa médicos, dentistas, enfermeiras, vacinadoras, assistentes sociais, pedagogas, professoras, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, agentes de Defesa Civil, além de agentes ambientais do Município.

O Povo das Águas tem possibilitado à Prefeitura promover o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável nas comunidades das regiões das águas, envolvendo todos os segmentos públicos, sociedade civil organizada e colaboradores para atendimento à população residente em áreas de difícil acesso, por meio de serviços de qualidade, como forma de minimizar as adversidades e proporcionando o exercício da cidadania.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Procedimentos, Exercício, Segmentos Públicos, adversidades

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens