Terça-Feira 28/10/2025 06:59

Ebola está "fora de controle" na Libéria, diz especialista da OMS

Mundo - Geral - África Ebola

Imagem:Divulgação
O surto de ebola está "fora de controle" nas regiões mais afastadas da capital liberiana, devido à negação da doença por parte dos pacientes e dos enterros tradicionais, alertou nesta quarta-feira um especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Libéria.

"O ebola é uma doença contra a qual devemos lutar unidos. Não se deve negá-la. A negação está prejudicando os esforços para combater a doença", disse o assessor para o controle da doença da OMS, Clement Peters, em entrevista à emissora de rádio da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL).

Ele pediu que as pessoas informassem às autoridades de saúde sobre os possíveis casos de ebola logo no aparecimento dos primeiros sintomas.

"A negação é o pior, porque as crianças estão morrendo e precisamos proteger a nós mesmos", acrescentou.

Peters também explicou que os enterros tradicionais, que envolvem o contato direto com os corpos, estão provocando um grande número de contágios e mortes em muitos condados do país. Ele pediu a colaboração dos líderes comunitários para explicar e sensibilizar à população sobre como enterrar seus parentes a fim de evitar a propagação da doença.

No entanto, alguns líderes e moradores de zonas afastadas a Monróvia, a capital liberiana, denunciaram a essa mesma emissora de rádio que as autoridades não estão respondendo aos pedidos de ajuda para tratar alguns pacientes com sintomas de ebola. Prova disso, explicaram, é que em alguns povoados os corpos das pessoas que supostamente morreram por ebola seguem amontoados nas ruas.

Como forma de protesto, alguns moradores utilizaram os corpos para bloquear as estradas, algo que segundo o ministro da Defesa liberiano, Brownie Samukai, vai contra a lei.

Desde o início da epidemia, em março em Guiné e que se estendeu à Libéria, Serra Leoa e Nigéria, 1.013 pessoas morreram, conforme a último levantamento da OMS.

Apesar de os governos africanos mobilizaram todos os recursos possíveis para tentar conter a doença, o número de vítimas aumenta na África Ocidental, especialmente na Libéria, onde de 7 a 9 de agosto 29 pessoas morreram.

A OMS, que declarou este surto como uma "emergência pública internacional", informou hoje que precisa de US$100 milhões para combater esta epidemia sem precedentes.

O ebola - transmitido por contato direto com o sangue ou fluidos corporais de pessoas ou animais infectados - causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de letalidade de 90%. Esta é a primeira vez em que é identificada e confirmada uma epidemia de ebola na África Ocidental. Até agora, a doença sempre ocorria na África Central.

Efe/盧卡斯

emergencia, recursos, números, vitimas, aumento, pública, internacional, epidemia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens