Terça-Feira 28/10/2025 04:29

Gabinete de segurança israelense dividido sobre trégua permanente com Hamas

Mundo - Geral - Israel Gaza

Imagem:Divulgação
O gabinete para assuntos de segurança do governo de Israel está dividido sobre se deve ou não aceitar uma trégua com o movimento islamita Hamas, porque, segundo a imprensa local, o acordo não contemplará o desarmamento das milícias palestinas.

A divisão coincide com o terceiro e último dia de um cessar-fogo de 72 horas que as partes acertaram com a ajuda do Egito para conseguir uma solução negociada, que deveria ser anunciada hoje mesmo no Cairo.

Uma fonte governamental israelense citada pelo jornal "Yedioth Ahronoth" afirmou que "o acordo não contempla nada de bom para Israel" e a situação ficará mais ou menos como estava do ponto de vista de segurança.

A exigência de se desarmar as milícias foi apresentada por Israel como contrapartida da retirada progressiva do bloqueio à Faixa de Gaza, imposto em 2006 e amenizado em 2010 após as críticas internacionais ao ataque à pequena Flotilha da Liberdade.

Segundo o jornal, pelo menos três ministros votarão contra o acordo: os das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman; de Segurança Interior, Itzhak Aharonovich, e de Economia, Naftali Bennett.

Trata-se da ala dura do governo de Netanyahu, que exige a destruição pela força do regime do Hamas se o desarmamento não for aceito.

Outros quatro ministros, entre eles Netanyahu e o de Defesa, Moshe Yaalon, mostram-se a favor do acordo, por isso será crucial o voto do oitavo e último membro do gabinete: o ministro do Meio Ambiente, Gilad Erdan.

Conhecido membro da ala mais conservadora do Likud, Erdan não sabe se segue suas crenças políticas ou acata as "ordens" de Netanyahu, o líder de seu partido, para votar a favor do acordo.

O primeiro-ministro realizou ontem uma rodada de consultas individuais com todos eles para explicar as condições do acordo em construção, que deixará a situação mais ou menos como antes de 8 de julho, quando Israel lançou a ofensiva Limite Protetor, que deixou cerca de dois mil palestinos e 67 israelenses mortos.

Fontes palestinas disseram ontem que foi alcançado "a metade das demandas" e que o Egito, que também tem fronteira com Gaza, aceitou parte das exigências sobre o bloqueio.

Por sua parte, Israel se nega a levantá-lo enquanto não se produza o desarmamento, embora aliviaria o embargo com algumas medidas de caráter econômico e humanitário, segundo a imprensa.

Entre elas está a ampliação para 12 milhas do limite de pesca, a autorização para que cinco palestinos entrem em Israel para trabalhar, a autorização para o pagamento de cerca de 40 mil funcionários do governo do Hamas com doações do Catar e promessas de que o bloqueio será amenizado de forma progressiva.

Outra disputa não resolvida é a devolução dos corpos de dois soldados israelenses mortos no mês passado em Gaza e em poder da milícia do Hamas, que exige separar essa negociação das conversas sobre a trégua e o bloqueio.

Se as partes não chegarem a um acordo, a região poderia entrar novamente em uma escalada de violência a partir de meia-noite, a não ser que o Egito consiga arrancar uma nova trégua de 72 horas.

Efe/盧卡斯

amenizado, conversas, trégua, bloqueio, negociação, devolução, corpos, israelenses

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens