Domingo 16/06/2024 16:36

Em audiência pública secretário Jacini garante melhorias na segurança de Ponta Porã

Segurança Pública - Audiência Pública

Foto:Divulgação

Durante audiência pública realizada no Centro de Convenções de Ponta Porã (MS), na tarde da última sexta-feira (8), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, garantiu a continuidade por tempo indeterminado do reforço no efetivo, bem como das operações especiais que estão acontecendo no município desde o início do mês.

“Essa é uma ação emergencial, mas há que se enfatizar que este ano Ponta Porã recebeu novas viaturas e cinco novos delegados, além disso, estão sendo contratados para o município através de concursos públicos que estão em andamento e nas fases finais, cinquenta novos policiais militares e treze novos policiais civis que ingressarão nos cursos de formação ainda este ano, o que demonstra a preocupação do Estado com a segurança pública da cidade”, enfatizou o secretário Jacini.

Pelo menos cem pessoas, líderes comunitários e de entidades de classe, participaram da audiência pública proposta pelo prefeito Ludimar Novaes, em que foram apresentados os números da segurança pública registrados no município na última semana, os quais são acompanhados diariamente pela equipe de inteligência da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Publica).

“A nossa meta é redução entre 6 e 8% em todos os crimes que impactam a sociedade, que são aqueles cometidos contra a vida e o patrimônio. Os números demonstram que os índices de violência vêm em curva descendente ao longo dos últimos sete anos, sendo que na última semana houve queda expressiva em todos os crimes, com destaque para os homicídios com redução de 100% e também para os roubos e furtos de maneira geral, com queda próxima dos 50%”, disse o secretário de Justiça e Segurança Pública.

Na presença do comandante geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Valter Godoy Rojas, um dos componentes da mesa de debates, o vereador Marcelino Nunes de Oliveira, agradeceu e elogiou o trabalho desenvolvido pela instituição no município. “É uma polícia atuante e muito eficiente, desenvolve um trabalho de qualidade em Ponta Porã e que merece reconhecimento público”, lembrou o vereador.

Quem também reconheceu o trabalho realizado pelas Polícias Militar e Civil de Ponta Porã foi o tenente coronel do Exército, Hélcio Miranda Duque Botelho, que comanda no município o 11º RC MEC. “O que testemunhamos em Ponta Porã são polícias que desenvolvem seus trabalhos com dedicação e empenho, trabalhos heróicos”, elogiou o militar.

De acordo com o comandante Hélcio, a sensação de insegurança que por vezes tomou conta da população do município é reflexo da “boataria” propagada através das redes sociais. “Já vi muitas vezes um único crime ganhar dezenas de versões, que são propagadas nas redes sociais e acabam não apenas como o que de fato é, ou seja, um único crime, mas sim vários e inverídicos”, destacou.

Conselho da Cidade

Durante a audiência pública, o prefeito Ludimar Novaes anunciou a criação do Conselho da Cidade de Ponta Porã, com a escolha dos membros que irão compor a comissão do novo órgão, que terá como meta acompanhar os investimentos e atividades da segurança pública no município.

Ludimar agradeceu ao secretário de Justiça e Segurança Pública a atenção dispensada ao município. “Quando conclamamos, o Estado de imediato deu respostas à altura, com o envio para o município da Tropa de Choque da Polícia Militar, DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e Força Nacional de Segurança Pública”, disse o prefeito.

O comandante geral da PM assegurou que o reforço da tropa está mantido por tempo indeterminado no município. “A cidade passa por um período atípico, que merece atenção por parte da Polícia Militar e como sempre fazemos, vamos dar à altura a resposta esperada pela população”, assegurou o coronel Godoy.

Operações

Desde o início do mês estão sendo realizadas operações especiais com o objetivo de combater a violência e a criminalidade em Ponta Porã. As ações estão sendo concentradas em pontos estratégicos da área urbana e também no entorno do município, com a realização de bloqueios móveis, blitz, abordagens veiculares e pessoais, bem como com o cumprimento de mandados de prisão.

“Estamos trabalhando com reforços de homens do DOF, da Polícia Militar dos municípios de Dourados, Fátima do Sul e Campo Grande, do BPChoque e da Força Nacional de Segurança, e  a partir de agora, iremos incluir também a Polícia Civil nas operações a serem realizadas em Ponta Porã, através das delegacias especializadas como o Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Seqüestros) e Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos)”, afirma o secretário, destacando ainda que ação tem múltiplos focos.

Também estiveram presentes na audiência pública o delegado regional da Polícia Civil, João Francisco Silgueiros; o secretário executivo do GGI-Fron (Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira), coronel Mário José Martins Ferreira; o diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), coronel Deusdete Oliveira Filho; a capitã Renata Alves, da Força Nacional de Segurança Pública; o secretário Municipal de Segurança Pública de Ponta Porã, Valério Azambuja e Issrido Cabanha, comandante do Comando de Policiamento da Área 1 da PM.

Notícias MS/RMC

Segurança Pública, Reforço, População, Segurança Pública, Atividades

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens