Preços do açúcar e do etanol reagem dentro e fora do País
Mundo - Relações Internacionais - Queda de Preços
Foto: unica.com.br
Esta é uma revisão preliminar e que a Unica deverá divulgar uma nova estimativa oficial em breve.
A moagem de cana-de-açúcar da safra 2014/15 do centro-sul do Brasil deve ficar entre 40 milhões e 50 milhões de toneladas abaixo da safra anterior, por influência da seca que afetou canaviais no início do ano, disse nesta segunda-feira o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.
Em 2013/14, a safra de cana do centro-sul ficou em 596,9 milhões de toneladas. A estimativa oficial mais recente da Unica para 2014/15, divulgada abril, foi de uma moagem de 580 milhões de toneladas. "A grande redução vai ocorrer no Estado de São Paulo, na produtividade agrícola. Deve ser uma quebra de 15 por cento", disse Padua à Reuters, no intervalo do Congresso Brasileiro do Agronegócio, em São Paulo.
O executivo ressaltou que se trata de uma revisão preliminar e que a Unica deverá divulgar uma nova estimativa oficial em breve, sem data definida.
A concentração de açúcar na cana colhida, no entanto, não deve ser muito prejudicada. Segundo Padua, a taxa açúcar total recuperável (ATR) por tonelada de cana colhida deve crescer 1 kg ante 2013/14, quando atingiu 133,3 kg. Na estimativa de abril, a Unica previu um crescimento de quase 2 kg de ATR por tonelada.
"(A concentração de ATR) está maior que no ano passado, porque as usinas aproveitaram o momento mais propício para fazer açúcar", disse o executivo, ressaltando que o clima mais seco nas últimas semanas ajudou na concentração de açúcar nos canaviais. "Este será o pico de ATR da safra."
A maior concentração não deverá, no entanto, compensar o menor volume de matéria-prima disponível. "Não significa dizer que vai ter mais produção de açúcar. Na verdade, a produção de açúcar deve ser inferior à do ciclo anterior."
O diretor da Unica disse que a produção de açúcar em 2014/15 no centro-sul deve ficar entre 2 milhões e 2,5 milhões de toneladas abaixo do ciclo anterior, que foi de 34,3 milhões de toneladas. A projeção de abril divulgada pela Única é de que a produção do adoçante na atual safra na região atinja 32,5 milhões de toneladas.
A colheita no centro-sul já avançou para 60 por cento da área estimada, informou Pádua.
e-Usinas/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão












