Segunda-Feira 17/06/2024 11:40

Força de vontade: aluno supera limitações e se destaca em capacitação rural

Agricultura - Demonstração de Gratidão

 

Imagem:Divulgação
Idoso, deficiente visual e auditivo e tipo físico delicado. Essa poderia ser a descrição de uma pessoa que, diante das limitações, se daria o direito de estar afastado de qualquer tipo de trabalho ou sem expectativas de novos projetos. Entretanto, este perfil é de um simpático e ativo senhor que, não por acaso, no auge dos seus 71 anos ganhou o apelido de ‘Guri’.

José Inácio Ribeiro é morador do Assentamento Sete de Setembro, em Terenos, e se destacou recentemente ao participar da capacitação em Horticultor Orgânico, desenvolvido pelo Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul. 

A qualificação foi realizada de março e maio deste ano, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec para duas turmas de 15 alunos cada uma. O grupo foi capacitado pelo instrutor Carlos Crestani, que ao final do curso foi surpreendido por um agradecimento especial do Guri.

Uma carta escrita em forma de poema e linguagem em rimas demonstrava a satisfação do aluno com a formação recebida, demonstrando ter entre suas características a preocupação com a qualidade do alimento que consome e comercializa. “Foi uma sorte ter a oportunidade de participar desse curso. Além de melhorar a renda, pretendia produzir alimentos livre de produtos químicos, totalmente naturais e benéficos para a saúde. Consegui esse conhecimento e sou muito grato ao professor Carlos e ao Senar, por isso decidi escrever o poema”, relatou. 

Criado no campo, José Inácio decidiu tentar a vida no meio urbano. Trabalhou em um órgão público e teve seu negócio próprio por 25 anos. Mas, a saudade da vida rural fez com que ao se aposentar do ofício de mecânico de bicicletas, retomasse suas raízes. Nem mesmo o fato de um glaucoma ter afetado totalmente a visão de um dos olhos e comprometer a visão de outro olho, além da necessidade do uso de aparelho auditivo fez com que o assentado desistisse. “Sempre tive o sonho de voltar para a roça e agora vou aproveitar ao máximo essa oportunidade de aprender e dedicar o melhor pela terra, produzindo de maneira correta”, assegura ‘Guri’, que já participou também do curso de Bovinocultor de Leite, desenvolvido pelo Senar. 

Para o instrutor Carlos Crestani, o dinamismo do aluno e os resultados obtidos com a turma do assentamento foram surpreendentes. “Desde o início percebi que se tratava de alunos especiais, interessados e com entusiasmo diferenciado nas aulas. Além disso, tem grande senso cooperativista, o que é determinante para bons resultados no trabalho da agricultura familiar”, reconheceu Crestani. 

Quanto a homenagem recebida pelo aluno, Crestani credita se tratar da comprovação de que as capacitações desenvolvidas pelo Senar ‘fazem a diferença’ na vida dos participantes. “A maioria dos alunos já atua no campo, mas tem carência de conhecimento técnico para aprimorar a função que desempenha. O empenho desse aluno em especial, que concluiu o curso com êxito, e a demonstração de gratidão mostra que estamos no caminho certo”, finaliza o instrutor, que atua no Senar/MS há cerca de um ano e meio. 

Quando perguntado quanto os projetos futuros, Guri, que ganhou o apelido pela perspicácia durante o curso, é enfático: ”Envelheci apenas a matéria, mas tenho o espírito jovem e quero aprender muito ainda”, finaliza. 

Leia a seguir o poema de agradecimento do aluno José Inácio Ribeiro (Guri) ao Senar/MS:

 

Homenagem ao professor Carlos Crestani

 

Peço a Deus primeiramente

que me dê inspiração para prestar homenagem

com muita satisfação ao nosso professor Carlos

homem de bom coração.

 

Amigo Carlos Crestani

pra você quero dizer

que eu não tenho palavra

para lhe agradecer por tudo o que fez por nós

nós vamos reconhecer

 

Este curso é muito bom

muito lindo uma beleza

tudo que aqui foi dito

eu aprendi com certeza

o melhor que achei foi

preservar a natureza

 

Voltar o velho costume

é a intenção do senhor

não consumir nada químico

pra não se intoxicar

consumir só os produtos

da agricultura familiar

 

Não vejo passar as horas

e o mês de junho chegar

para que o professor

ao nosso meio voltar

e por mais três dias ele

dar o curso de pomar

 

Meus amigos acreditem

que o que eu falo é verdade

quero  que o professor volte

a nossa comunidade

eu já começo a sentir

do mesmo muita saudade

 

Aprendi a fazer adubo

coisa que eu mais queria

aprendemos muita coisa

coisa que nós não sabia

já estamos entendendo

até de agronomia

 

Professor Carlos Crestani

com muita sinceridade

desejo pra você

saúde e felicidade

e até um novo encontro

em outra oportunidade

 

Tudo que tu fez por nós

meu amigo eu reconheço

em nome de todos e todas

a você eu agradeço

professor melhor que tu

confesso que não conheço

 

Meu amigo aceite agora

neste verso derradeiro

como prova de amizade

um abraço verdadeiro

deste seu aluno amigo

José Inácio Ribeiro

 

Autor: José Inácio Ribeiro (Guri)

Assentamento 7 de setembro

Municípios de Terenos MS

Famasul/盧卡斯

demonstração, gratidão, apelido, durante, curso, instrutor, campo, comprovação,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens