Segunda-Feira 17/06/2024 01:27

Projeto contará história de Ladário através da voz de seus moradores

Ações Públicas - História

Foto:Divulgação

Realizado pela Prefeitura Municipal de Ladário através da Fundação de Cultura, o Projeto “Ladário através da voz de seus moradores – História das famílias de Ladário” foi iniciada no mês de Julho e já ouviu nove relatos. Tem como base a teoria do historiador Alberti (1989), que classifica a história oral como um método de pesquisa para a realização de entrevistas com pessoas que participaram ou testemunharam acontecimentos histórico-culturais.

Diante da justificativa de que a história oral é o registro de vida dos indivíduos e da trajetória dos grupos sociais aos quais pertenceram, a finalidade do projeto é escrever a história da cidade de Ladário levando em consideração os relatos orais em conjunto com registros fotográficos, documentos de cartório, de igreja e de instituições já consolidadas naquele determinado tempo.

O projeto foi dividido em cinco etapas: mapeamento das famílias, entrevista e gravação, transcrição, análise crítica e finalização da documentação para arquivo. Já com a segunda etapa em andamento, as entrevistas e gravações estão sendo feitas pela historiadora Daiane Lima dos Santos, com apoio técnico da Diretora de Fomento de Cultura Laura Helena Cavassa. A terceira etapa deve ser iniciada na primeira semana de agosto.

“Para as entrevistas, nós elaboramos roteiros com perguntas semelhantes, pois, por se tratar de História Oral de Vida, todos foram construídos a partir de uma espécie de cronologia que aborda tempos diferentes da vida, como infância, adolescência, maturidade, trabalho e outros fatores gerais e relevantes no que dizem respeito à origem das famílias”, explicou a historiadora Daiane.

Para a legalização dos relatos, cada entrevistado, ao fim de sua contribuição, assina uma carta de cessão dos direitos de uso de seus depoimentos. “Através dos depoimentos é possível perceber a riqueza destas vidas, que forma uma espécie de mosaico de experiências que, com certeza, trarão novas perspectivas de análise para futuros trabalhos sobre assuntos regionais”, finalizou Wanessa Rodrigues, diretora-presidente da Fundação Municipal de Cultura.

As entrevistas estão alcançando as famílias antigas do município e abordando temas sobre a sua origem, a vinda para Ladário, o que atraiu para fixar residência na cidade e sobre o como aconteceu o desenvolvimento municipal. Até o final do projeto, outros trinta chefes de família devem ser ouvidos. Com a finalização do projeto, os relatos coletados, transcritos e analisados serão documentados e arquivados na Fundação de Cultura, para futuras pesquisas.

Prefeitura Municipal de Ladário/RMC

Acontecimentos, Desenvolvimento Municipal, Trabalhos, Famílias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens