Quinta-Feira 04/09/2025 21:02

Municípios sofrem com a dificuldade na aquisição de medicamentos em MS

Estado - Saúde - Farmácias com Dificuldade

Foto: Assomasul

Os municípios de Mato Grosso do Sul estão com dificuldades na aquisição de medicamentos para as farmácias municipais, problema que vem se agravando desde janeiro deste ano, não ocorre apenas no Estado, há registro também em cidades de outro estados, como em Curitiba (PR).

Segundo informações, há medicamentos que estão em falta na farmácia municipal de São Gabriel do Oeste desde o mês de março. 

A Farmacêutica-Bioquímica e responsável pela Farmácia Municipal de São Gabriel do Oeste, Janaina Monteiro Candeloro Gonçalves relatou ao Idest que sofre para adquirir medicamentos que estão em falta no município, uma lista de 18 medicamentos, entre eles Amoxicilina, Benzilpenicilina, Cloreto de potássio xarope, entre outros. 

De acordo com Janaina, o fato se dá devido ao alto reajuste na tabela de preços dos medicamentos sofrido em março e o fato de que alguns laboratórios não estarem produzindo os sais, as empresas demoram para entregar ou pedem cancelamento dos itens. 

Janaina explicou também que alguns medicamentos importados, estão retidos pela Anvisa na alfândega, outros estão com problemas de produção, e os laboratórios avisam que estão com falta de matéria prima, como é o caso da Benzetacil, mas, para Janaina os maiores laboratórios estão formando um cartel no Brasil. 

“O que estamos observando é que realmente estão segurando a medicação para aumentar o preço, e isso é preocupante, pois as prefeituras trabalham com dotação orçamentária, com toda uma previsão, fazem cerca de cinco anos que não sobe o recurso da assistência farmacêutica, então acaba gerando mais gasto para o município, que acaba arcando com uma coisa que deveria ser tripartite (Estado, Município e Federal)”. 

A dificuldade se estende também para aquisição de medicamentos injetáveis para o Hospital Municipal, principalmente antibióticos, como Ampicilina, Cefalotina, Ceftriaxona, Benzilpenicilina, Penicilina Cristalina, Cefotaxima, Oxacilina, Dexametasona, ampola 10ml, Hioscina + dipirona, entre outros. 

Segundo Janaina, todos os medicamentos já foram licitados, mas as empresas não conseguem entregar, pois os laboratórios não estão fabricando. “Temos um estoque para mais ou menos três meses. Esperamos que neste prazo as empresas já estejam regularizando as entregas”. 

Nesta quinta-feira (31), o secretário de Saúde de São Gabriel do Oeste e membro da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), Frederico Marcondes Neto, levará o problema ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante reunião da comissão em Brasília. 

Na terça-feira (29), foi realizada uma reunião da Comissão Estadual de Farmacoterapêutica (Comefa), que é um espaço para discussão de temas relacionados à área, onde foram discutidas as dificuldades dos municípios de Mato Grosso do Sul, quanto a aquisição dos medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (preços, cotação, processos desertos), nos últimos tempos, agravado especificamente desde janeiro. 

Entre as causa dos problemas enfrentados e levantados durante a reunião, estão que os fornecedores de medicamentos do elenco da Farmácia Básica se reúnem em verdadeiros cartéis e monopólios. 

Os municípios também têm dificuldades em obter cotação dos valores dos medicamentos por parte de distribuidoras, laboratórios oficiais e fabricantes para atender as diversas modalidades do processo licitatório, além da indisponibilidade do produto no mercado de medicamentos (falta de matéria prima na indústria).

A dilação de prazo para entrega e solicitação de troca de marca dos produtos é rotineiro. O rol de produtos de que trata o elenco da Farmácia Básica deve ser adquirido aplicando os valores da tabela da CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), conforme exigência por parte dos órgãos de avaliação e controle externo, como por exemplo, Tribunal de Contas da União.

Assomasul/JE

municípios de MS, dificuldades na aquisição, medicamentos, farmácias municipais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens