Quarta-Feira 03/09/2025 01:17

Mato Grosso do Sul terá revista especializada em conservação da natureza

Estado - Geral - “4º Festival Pantaneiro”

Imagem:Divulgação
Na próxima quinta-feira (7) acontece um café da manhã na Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para lançar a revista “Ciência Pantanal”, criada pela Associação Organização Não Governamental (ONG) Conservação da Vida Silvestre (WCS-Brasil). No mesmo dia,em parceria com a Famasul, também serão divulgados os eventos “16º Encontro do Povo Pantaneiro” e “4º Festival Pantaneiro”, promovidos pela Sodepan - Sociedade de Defesa do Pantanal e pela Fundação de Turismo de Aquidauana .

Considerando que existe uma lacuna entre a produção científica e o conhecimento popular, a WCS-Brasil produziu a revista Ciência Pantanal, com variados assuntos científicos focados na biodiversidade e cultura pantaneira do estado de Mato Grosso do Sul. Alexine Keuroghlian, coordenadora do programa Pantanal da WCS-Brasil e pesquisadora na região do Pantanal há 14 anos é uma das idealizadoras do material a ser lançado. Nessa primeira edição a revista traz 18 artigos científicos, produzidos por pesquisadores e colaboradores de 17 instituições do meio científico, traduzidos para uma linguagem simples e acessível ao povo pantaneiro e à sociedade em geral.

A pesquisadora afirma que por meio dos contatos estabelecidos durante os anos de trabalho e estudos desenvolvidos na região pantaneira existem diversas organizações de ensino e pesquisa que possuem trabalhos e dados inovadores, e que deveriam poderiam ser aplicados no dia a dia dos pantaneiros e comunidades de entorno. Ela ressalta que o objetivo da publicação é atingir os proprietários rurais, especialmente aqueles que têm pouco acesso à informação, seja por meio impresso ou virtual: “Para a revista pensamos em textos traduzidos para uma linguagem que o fazendeiro pudesse olhar, pensar e refletir sobre alternativas e metodologias economicamente acessíveis e que fomentassem a produção sustentável”, acrescenta Alexine.

Outro importante aspecto que a revista pretende explorar em sua linha editorial é o cultural. Em algumas propriedades ou comunidades da região pantaneira, por exemplo, ainda existem hábitos de hostilizar algumas espécies de animais, como é o caso do preconceito que existe contra os répteis (serpentes, cobra-cega e lagartos) e anfíbios (sapos), bem como com morcegos e queixadas. Hoje existem dados capazes de desmistificar muitas crendices e provocar mudanças de comportamento nas pessoas, a fim de que tais espécies sejam preservadas.

Para Alexine,  esses impactos ocorrem na maioria das vezes, por conta do desconhecimento da importância que estas espécies representam para os ambientes em que vivem e pela falta de orientações e técnicas no uso do solo: “Atualmente inúmeras pesquisas sobre a qualidade ambiental apontam medidas emergenciais nas mudanças do que permitem aprimorar o manejo do gado nas propriedades. Isso é possível por meio de alternativas que melhorem a qualidade da pastagem,e evite novos desmatamentos e, consequentemente, diminuição da perda de habitats das espécies nativas garantindo a preservação do bioma pantaneiro. E a publicação quer ser um meio de divulgar esses dados”, acrescenta a bióloga.

A revista possui o ISSN, podendo ser uma importante fonte de divulgação de pesquisas e resultados realizados por pesquisadores da região de MS. A primeira edição terá distribuição gratuita. Além de Campo Grande, a publicação também terá lançamento nos municípios de Coxim e Miranda no mês de setembro, objetivando levar informação ao máximo de proprietários rurais, público alvo do material.

 

Famasul/盧卡斯

miranda, objetivando, maximo, prorpietários, material, coxim, importante, divulgação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens